Correio dos Campos

Clube de leitura de PG debate obras de mulheres

O clube promove encontros mensais gratuitos para estimular a leitura de livros escritos por mulheres
15 de maio de 2019 às 18:31
(Ingrid Petroski)

COM ASSESSORIAS – O clube de leitura Leia Mulheres PG, criado pelas estudantes de jornalismo Ana Istschuk e Barbara Popadiuk, realiza encontro neste sábado (18) para discutir o livro “um útero é do tamanho de um punho” da poeta brasileira contemporânea Angélica Freitas. A atividade é gratuita e aberta a todos que estejam interessados em participar.

“Este ano a gente achou interessante juntar os livros discutidos no clube em blocos temáticos para atrair leitoras e leitores”, comenta Ana Istschuk. Os temas escolhidos são: a construção da mulher, raça e sexualidade, e relatos e vivências. O debate de sábado encerra a primeira temática, a construção da mulher.

“As discussões estão sendo muito produtivas, apesar dos livros serem de lugares diferentes, autoras de outras realidades e épocas, a gente consegue relacionar as histórias e as personagens”, considera Barbara Popadiuk.

O Leia Mulheres é uma rede de clubes de leituras que está presente no Brasil e também em Portugal, na cidade de Porto. A proposta surgiu a partir do projeto #readwoman2014 (leiamulheres2014), criado pela escritora inglesa Joanna Walsh, para aumentar a leitura de autoras que não têm a mesma visibilidade que autores devido às desigualdades do mercado editorial.

Em 2015 surgiu o primeiro Leia Mulheres no Brasil e desde então os clubes foram se espalhando espontaneamente pelas cidades. Hoje é possível encontrar grupos da rede em mais de 120 municípios brasileiros. O clube de Ponta Grossa chegou em 2018.

A obra a ser discutida em junho é “A cor púrpura” da autora ativista e estadunidense Alice Walker, o livro abre as reflexões do segundo bloco temático: “Raça e Sexualidade”.

Programação de leitura:

Fevereiro: Mulheres que correm com os lobos – Clarissa Pinkola Estés
Março: Outros jeitos de usar a boca – Rupi Kaur
Abril: A bolsa amarela – Lygia Bojunga
Maio: Um útero é do tamanho de um punho – Angélica Freitas
Junho: A cor púrpura – Alice Walker
Julho: Amora – Natalia Borges Polesso
Agosto: Cartas para a minha mãe – Teresa Cardenas
Setembro: A mulher de pés descalços – Scholastique Mukasonga
Outubro: O quarto de despejo – Carolina de Jesus
Novembro: Vozes de Tchernóbil – Svetlana Aleksiévitch