Correio dos Campos

‘Compliance’ finaliza etapa de visitas nas secretarias municipais

Ação faz parte do processo de implantação do programa, em vigor na Prefeitura de Ponta Grossa desde fevereiro
27 de abril de 2019 às 15:53
(Divulgação/PMPG)

Gustavo Ban/Ponta Grossa – A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Controladoria Geral do Município (CGM), conclui mais uma etapa do processo de implantação das Unidades de Gestão e Compliance (UGC): a assinatura do termo de compromisso do programa por todas as secretarias municipais. As reuniões aconteceram na sede de cada secretaria e contaram com a presença do Controlador Geral, Lauro Costa e da equipe que trabalha no programa. Por ser uma introdução gradual e que vai alcançar todos os níveis da administração pública, a implantação é prosseguida de processos e etapas.

Nesta etapa, a equipe de implantação apresentou e coletou as assinaturas dos termos de compromisso de implantação das UGC, da Lei Orçamentária Anual e o do Plano Plurianual (2018-2021). Cada secretário assumiu também o compromisso de até o dia 22 de março nomear a sua Unidade de Gestão e Complicance composta por, no mínimo, um diretor administrativo, um servidor efetivo e outro como suplente.

“O trabalho com os secretários e servidores municipais é de extrema importância para implantação e execução correta das UGC. Somos o primeiro município no país a executar uma ação como esta, que visa acompanhar e monitorar práticas que dizem respeito à moralidade e à eficiência administrativa, por isso, todas as etapas foram pensadas e estão sendo executadas cuidadosamente para que o programa alcance os seus objetivos”, afirma Lauro Costa.

A próxima etapa de implantação do programa na Prefeitura Municipal inicia na semana que vem, com a capacitação dos servidores nomeados para cada UGC. Os membros escolhidos para a função participarão de uma palestra onde receberão orientação sobre o Código de Conduta da Alta Administração, Lei de Acesso à Informação, Decretos da UGC e de manuseio dos programas disponíveis para controle das ações.

Durante o período, o Controlador Geral e a equipe da CGM realizaram ainda visitas de apresentação do programa na Promotoria Pública de Ponta Grossa, na Controladoria Geral do Estado e no Tribunal de Contas do Estado do Paraná.