Correio dos Campos

Clubes de Leitura da Biblioteca Pública acontecem nesta quarta-feira

Atividades são gratuitas e integram a programação do Conecta Biblioteca
23 de abril de 2019 às 19:17
(Imagens: Divulgação/PMPG)

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – Acontecem nesta quarta-feira o segundo encontro dos Clubes de Leitura da Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei. Serão dois momentos: o primeiro às 14h, voltado ao público jovem, que irá ler e debater um trecho do livro ‘Coraline’, escrito por Neil Gaiman, com mediação do poeta Kleber Bordinhão; e o segundo às 19h, com uma conversa sobre as obras escritas por Kleber. As duas ações acontecem na sede da Biblioteca, com entrada gratuita, e os dois clubes são independentes um do outro.

Segundo o poeta, esses encontros são importantes na formação dos leitores, pois possibilita o encontro das pessoas, permitindo a troca de conhecimento e impressões sobre as obras. “No caso do Clube de Leitura da tarde, voltado aos jovens, além de tudo isso tem o compartilhamento do momento de leitura, que é importante estar junto, e o debate construtivo de acordo com as visões de mundo de cada um”, completa. Já no encontro da noite, além do debate haverá a experiência de ouvir direto do escritor informações desde o processo de criação à intenção, que, provavelmente, o público não teria acesso se não fosse o encontro.

A programação da Biblioteca Pública este ano é voltada ao programa Conecta Biblioteca e objetiva aproximar-se ainda mais da comunidade de Ponta Grossa, estimando, com isso, um aumento de 60% no número de público alcançado em relação a 2018. A unidade é mantida pela Prefeitura de Ponta Grossa, administrada pela Fundação Municipal de Cultura e foi uma das contempladas em 2018 para integrar o programa nacional Conecta Biblioteca, que busca estimular a transformação social e o desenvolvimento das comunidades por meio das bibliotecas públicas.