Correio dos Campos

Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa participa da abertura da Campanha do Agasalho

29 de março de 2019 às 12:42
(Imagens: Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – O primeiro domingo de abril, 07, será de música e calor no Cine-Teatro Ópera. A Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa, mantida pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e pela Fundação Municipal de Cultura, com o apoio do Fecomércio PR e o SESC, irá realizar o concerto especial “Música para aquecer o coração” às 20h. O ingresso deve ser trocado por um agasalho na unidade do SESC em Ponta Grossa ou no dia 07 no hall do Cine-Teatro Ópera a partir das 18h30.

“Neste concerto a OSPG apresentará obras dos compositores Elgar, Holst, Dukas, Strauss, Rossini e Copland. O evento também marca o início da Campanha do Agasalho promovida pelo SESC e Fecomércio Paraná, por isso os ingressos podem ser trocados por agasalhos. Quem comparecer estará ao mesmo tempo apreciando belíssimas obras musicais e ajudando a aquecer o inverno de quem necessina”, afirma o maestro da orquestra, Rafael Rauski.

O repertório irá passear por períodos musicais diferentes. As duas primeiras obras que serão apresentadas, Fanfare for The Common Man e Fanfare pour précéder La Péri, o público irá apreciar os instrumentos que compõem a família dos metais da orquestra. Já a última peça, Guillaume Tell – Abertura, pinta um quadro musical da vida nos Alpes Suíços, o cenário da ópera escrita pelo compositor italiano Gioachino Rossini.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura ressalta a relevância da OSPG no cenário estadual sendo uma das mais importantes e mais antigas do Paraná. “Ponta Grossa é uma das raras cidades que mantem uma orquestra sinfônica há tanto tempo. Teremos uma apresentação muito bonita no Cine-Teatro Ópera”, completa.

Abertura da temporada

A abertura oficial da temporada 2019 da OSPG foi no primeiro fim de semana de março com um repertório finlandês , considerado um dos principais compositores do período romântico, se destacando pelo uso das melodias que remetem ao folclore finlandês e pela instrumentação. Maria Aparecida Rolim Silva estava, pela primeira vez na plateia, com o pequeno Noah de seis anos no colo. Para Maria o concerto foi marcado pela alta qualidade e muita competência demonstrando que a OSPG é um documento histórico da cidade.