Correio dos Campos

Ponta Grossa celebra Dia do Contador de Histórias com evento nesta quarta-feira

Apresentação será na última sexta-feira do mês com entrada gratuita
19 de março de 2019 às 18:04

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – Desde 1991, o mundo todo tem um dia dedicado aos mestres na arte de perpetuar histórias. O Dia Internacional do Contador de Histórias, celebrado em 20 de março, já virou tradição também em Ponta Grossa. Neste ano, a comemoração será nesta quarta-feira, no Centro de Cultura, às 19h30, com o Núcleo de Contadores de Histórias Conta Ponta Conta, em uma realização da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura. A entrada é gratuita e aberta a qualquer interessado em ouvir boas histórias.

A noite será embalada por narrativas para diversos públicos, desde as histórias mais sombrias até as mais engraçadas. Serão cinco contadores profissionais de Ponta Grossa que conduzirão o público: Ana Cláudia Oliveira com ‘A onça e o galo’, João Agner com ‘A alma penada da porteira’, Liz Ângela com ‘Os compadres corcundas’, Patrícia Fernanda da Silva com ‘A namorada misteriosa’ e Raquel Machado com ‘O véu encantado’.

O Núcleo Conta Ponta Conta existe desde 2017 e é formado por professores da rede municipal de ensino e artistas cênicos e plásticos, que desenvolvem diversas atividades de contação de histórias ao longo do ano, tanto em escolas, CMEIS, asilos e instituições, como participando de festivais (nacionais e internacionais). Também realiza eventos com temáticas específicas, como ‘Histórias de Natal’, ‘Era uma vez na Páscoa’ e ‘Era uma vez… o Inverno’ e ‘Era uma vez… a Primavera’.

“Ponta Grossa tem ganhado projeção nacional nesta arte, muito disso graças ao Festival Nacional de Contadores de Histórias, que já está em sua quinta edição. Celebrar esta data é uma forma de reconhecermos a importância desses profissionais para nosso desenvolvimento cultural”, comenta o diretor de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Eduardo Godoy.