Correio dos Campos

Doutores Palhaços abrem inscrições para seleção de voluntários

Inscrições podem ser feitas até 13 de março no site da ONG
14 de fevereiro de 2019 às 15:00
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Organização Não Governamental Doutores Palhaços – SOS Alegria abriu nesta semana as inscrições para seleção de voluntários. De dois em dois anos, a entidade possibilita a entrada de novos palhaços de hospital, oferecendo a formação necessária para um atendimento de organizado para pacientes internados. As inscrições se estendem até o dia 13 de março e podem ser feitas pelo site da ONG.

De acordo com a coordenadora artística Micheli Vaz, quase que diariamente a ONG recebe solicitações de interessados em se unir à entidade para a realização de trabalho voluntário como palhaço de hospital. No entanto, ela explica que seria inviável para acolher e realizar a seleção e treinamento de acordo com a demanda de solicitações de interesse. “Em virtude disso, a seleção é realizada de dois em dois anos, para que de uma vez tenhamos condições de avaliar o perfil e as potencialidades de cada inscrito, como também oferecer, gratuitamente, o treinamento necessário para que os voluntários entendam a seriedade do trabalho, de forma que o serviço prestado atue como terapia junto ao tratamento convencional”, disse.

Micheli conta que todos os voluntários palhaços passam por um rígido processo de seleção e oficinas de formação para atuar em ambiente hospitalar. Para ser um Doutor Palhaço é preciso ser palhaço ou ser iniciado na linguagem do palhaço, e isso já exige uma grande dedicação artística. O improviso é um dos maiores elementos do trabalho, porque dentro do hospital o ‘público’ não veio até você para assisti-lo, como acontece em no circo, ou em uma peça teatral, por exemplo. “Dessa forma, para interagir no hospital deve estar preparado para não ser o centro das atenções e saber o momento de propor algo, saber até onde ir em cada leito, como também, saber principalmente o momento de sair, ou então nem entrar se este for o caso. Entendemos que todos podem ser palhaços, desde que, se capacitem para o trabalho tendo comprometimento ao estudo da linguagem e cuidado com a arte”, salienta a coordenadora.

Os Doutores Palhaços contam com cerca de 50 voluntários, sendo 20 deles que se dedicam exclusivamente em salvar risos dos pacientes internados e seus familiares no Hospital Bom Jesus, Santa Casa de Misericórdia, Instituto Sul Paranaense de Oncologia (ISPON), Hospital Geral Unimed (HGU), Pronto Socorro Municipal, Hospital da Criança, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – Santa Paula e Hospital São Camilo. Em atuação em Ponta Grossa desde 2008, a ONG já realizou mais de 300 mil intervenções, sempre com muito bom humor, levando a humanização como terapia complementar ao ambiente hospitalar.

A seleção busca conhecer o participante e se há habilidades para o trabalho, como também analisar a disponibilidade em trabalhar em dupla ou trio, capacidade de improviso e comprometimento. As inscrições estão disponíveis no site http://sosalegria.org/ e o custo da inscrição é de R$ 25,00. No entanto, os interessados que não tenham condições, podem solicitar a isenção, que será analisada pela entidade.

Mais informações podem ser obtidas pelo site, através do Regulamento e pelo telefone (42) 3028-0713.