Correio dos Campos

Prefeitura abre a Vila Encantada do Natal nesta quinta-feira

4 de dezembro de 2018 às 18:46

IMPRENSA/Ponta Grossa – A partir desta quinta-feira (06), as famílias de Ponta Grossa poderão desfrutar de uma experiência única com a abertura da Vila Encantada do Natal. O espetáculo, que reúne sons, luzes, dança e teatro faz parte das atrações de Natal da Prefeitura de Ponta Grossa e é promovido pela Fundação de Turismo (Fumtur).

O evento, segundo o presidente da Fumtur, Edgar Hampf, promete encantar todas as gerações com a possibilidade de apreciar um espetáculo único, planejado em seus mínimos detalhes, sobre a magia do Natal. “Nós buscamos oferecer às famílias de Ponta Grossa uma experiência incrível e a Vila Encantada do Natal vem proporcionar exatamente isso. Teremos atores, dançarinos e toda uma equipe composta por nomes consagrados que estão trabalhando na composição do cenário no Parque Ambiental, que contará com 650 m² e trará dois pontos históricos do nosso município – a Estação Paraná e a Locomotiva 250 – em uma posição de destaque na história que será contada. Sem dúvida, todos os que vierem acompanhar a Vila sairão daqui encantados”, declara.

De acordo com o produtor executivo da Vila Encantada, Alex Cardoso, um dos pontos centrais da narrativa será a trilha sonora. Ela serve como eixo condutor para uma viagem surpreendente que emociona e encanta todas as idades. “Para se ter ideia da complexidade, um sistema de automação para sincronizar som e luz está sendo criado e desenhado exclusivamente para este show”, afirma.

Já a direção artística fica por conta de Octávio Nassur, um dos principais coreógrafos do Brasil. “Temos muitas apresentações de natal em nosso portfólio, mas esta é especial. A inspiração veio dos parques da Disney: produzimos uma apresentação envolvente, carinhosa, que irá encantar a todos, porque fala sobre os sentimentos despertados pelo espírito natalino. O mais legal é que estamos trabalhando com uma equipe sensacional, composta por artistas de Ponta Grossa e Curitiba. Eles são incríveis, super artistas, disciplinados e estamos fazendo algo realmente mágico acontecer”, conclui Nassur.

Por que dia 06 de dezembro?

A data para o início das atividades da Vila Encantada do Natal foi escolhida, segundo o presidente da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), Edgar Hampf, por se tratar do Dia de São Nicolau. A figura é precursora da lenda do Papai Noel e tem como principal característica a generosidade. “O Dia de São Nicolau tem uma história difundida em diversos países da Europa, inclusive na Alemanha, onde as crianças deixavam os sapatos postos à porta e, caso eles estivessem limpos, eram agraciadas com doces. Mas, mais do que isso, a bondade e a generosidade formam o cerne dessa figura, que mais tarde inspirou o Papai Noel como conhecemos. Por isso, a escolha dessa data para o início das atividades da nossa Vila Encantada”,finaliza Hampf.

Luzes que dançam

Além da Vila Encantada do Natal, a Fundação Municipal de Turismo (Fumtur) traz ao público o espetáculo “Luzes que dançam”. A performance utiliza luzes e sons de forma sincronizada, produzindo um espetáculo audiovisual aliado com a decoração disponível no local. “Serão apresentações curtas, com cinco minutos, que poderão ser acompanhadas pelo público em três horários distintos, durante as noites e que irão integrar cenários, sons, e luzes”, explica o presidente da Fumtur, Edgar Hampf.

ESPETÁCULO A MAGIA DE NATAL

A Vila Encantada do Natal de Ponta Grossa esconde um grande segredo: nela fica a Arvore Encantada, fonte de energia responsável por mandar o espírito natalino para todo mundo O roteiro conta a história de Analux, a guardiã chefe da Árvore Encantada e seus fiéis escudeiros, os guardiões assistentes. Juntos, eles têm a missão de proteger e zelar pela manutenção da Árvore. Um belo dia, em meio aos preparativos frenéticos para celebração de Natal, se deparam com uma constatação terrível: muitas pessoas, aparentemente, deixaram de acreditar no Espírito de Natal. Qual é o problema? Nenhum, se não fosse esta crença a única fonte de energia responsável por levar o espírito natalino para os corações das pessoas de todo mundo. Analux, então, reúne seus poderes, Otimismo, Vontade, Fé, e dá início a uma missão mágica, conduzindo os Guardiões e o público de Ponta Grossa para a recuperação do ICN, Indice de Crença do Natal!

Será possível reavivar o ICN em tão pouco tempo?

 

SERVIÇO

Espetáculo Magia de Natal

Local: Parque ambiental, em frente à Casa da Memória,

Programação* Semana 1: dias 06, 07, 08 e 09.

Semana 2: dias 13, 14, 15 e 16.

Semana 3: dias 20, 21, 22 e 23.

Horário: 20h00

Duração: 25 minutos

Apresentação Luzes que Dançam

Local: Parque ambiental, em frente à Casa da Memória

Programação*: Dias: 06, 07, 08 e 09 – 13, 14, 15 e 16. 20, 21, 22 e 23.

Apresentação 1 – 20h45

Apresentação 2– 21h15

Apresentação 3 – 21h45

Duração: 5 minutos

Importante

1- Os horários poderão sofrer alterações devido a programação natalina da cidade.

2- Em caso de chuvas ou condições climáticas adversas, não haverá apresentação.