Correio dos Campos

Fenata leva peça de teatro à Penitenciária Estadual de PG

Peça ‘Eu, Migo e Meu Umbigo’ foi apresentada para detentos que cumprem pena na unidade
13 de novembro de 2018 às 11:28
(Fotos: Divulgação/UEPG)

Afonso Ferreira Verner/UEPG – Cumprindo a função social de um evento que também é viabilizado com recursos públicos, a 46ª edição do Festival Nacional de Teatro (Fenata) levou, nesta segunda-feira (12), uma apresentação de teatro aos detentos da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG). Duas apresentações da peça ‘Eu, Migo e Meu Umbigo’ foram oportunizadas aos presos que cumprem pena na unidade.

A peça é de autoria de Daniel Meirelis e é dirigida por João Paulo Pires – Daniel também é responsável pela encenação. A peça ‘Eu, Migo e Meu Umbigo’ é uma peça de teatro mudo apresentado por um palhaço que retrata suas mágoas, decepções e anseios – a peça busca fazer com que a plateia ria, ao mesmo tempo que também possa se emocionar e reflitir com temas ligados à solidão e a saudade cotidianas.

De acordo com Daniel, a peça também busca apresentar uma reflexão sobre o “egoísmo que mantemos nos dias de hoje”. “A apresentação é muda e busca oferecer um significado para cada um da plateia. Nossa ideia é fazer com que cada pessoa possa obter um significado único da apresentação e refletir isso de alguma forma na sua vida”, contou o artista oriundo de Santos, no litoral paulista.

“A arte me salvou”, diz Daniel

Interpretando o palhaço Suspiro na apresentação de ‘Eu, Migo e Meu Umbigo’, Daniel está habituado a atuar dentro do sistema prisional e de instituições de reabilitação social. Em São Paulo, o ator trabalha na Fundação Casa com adolescentes que foram privados do convívio social. “A arte me salvou e busco levar essa oportunidade a eles também”, contou Daniel.

Meirelis era auxiliar de mecânico e afirma que o sistema educacional brasileiro dá “poucas oportunidades” para a vocação artística. “Temos vários artistas que não tiveram a oportunidade de desenvolver suas habilidades. Acredito que apresentações como esta, oportunizada pelo Fenata, representam uma chance para essas pessoas que estão dentro do sistema [prisional]”, contou o ator.