Correio dos Campos

Saúde realiza caminhada para conscientizar população sobre câncer de mama

Saída da Praça Barão de Guaraúna e seguiu até o Parque Ambiental, onde haviam diversas ações relacionadas a saúde da mulher
18 de outubro de 2018 às 17:36
(Divulgação)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A manhã de hoje (18) iniciou rosada na Avenida Vicente Machado. Isso aconteceu por conta de uma caminhada que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou em alusão ao Outubro Rosa e para conscientizar a população sobre o câncer de mama. A concentração foi na Praça Barão de Guaraúna e encerrou no Parque Ambiental, onde havia uma série de ações acontecendo, testes rápidos, aulas de zumba e body combat, orientações, agendamento de mamografia, entre outras.

A SMS preparou um mês cheio de atividades com a intenção de intensificar as informações e levar o maior número de mulheres para as Unidades Básicas de Saúde (UBS). “É importante esclarecer que os cuidados devem acontecer o ano todo e não apenas no mês de outubro. Nós usamos e aproveitamos a oportunidade de compilar várias ações, porém as mulheres podem procurar o atendimento durante o ano todo, não precisando esperar um mês ou data certa”, explica a secretária da SMS, Angela Pompeu.

As ações continuam até o final do mês e amanhã as comunidades das regiões do Borato, Jacarandá e Vila Santana terão Equipes da Saúde da Família atendendo o público nas UBS. Serão feitas coletas de preventivo, solicitação de mamografia, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite Be C e Planejamento Familiar nos três locais. “As ações foram distribuídas em várias UBS, será uma ótima oportunidade para tirar dúvidas e manter a saúde em dia. As pessoas que tenham interesse nas atividades podem procurar sua UBS de referência e verificar que dia terá”, destaca a coordenadora do Centro Municipal da Mulher, Renata Moraes.