Correio dos Campos

Comunidade participa de atividades no Centro de Artes e Esportes Unificados

5 de outubro de 2018 às 19:30
(Divulgação)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Durante a tarde de hoje (5) cerca de 400 pessoas, entre crianças e adultos, participaram de inúmeras atividades no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais (SMPPS), reuniu diversos serviços para atender a população durante a ação. Foram realizadas apresentações de dança, balé, hip hop, poesias, pinturas faciais, cama elástica, gincanas, corte de cabelo, distribuição de roupas, distribuição de lanches, algodão doce, pipoca, cachorro quente, bolo, salgados e refrigerante, tudo com a presença do palhaço Picolé. As crianças puderam levar para casa kits de doces caseiros e ainda contaram com um espaço dedicado a saúde bucal.

A atividade foi para todos os moradores da região e para as famílias cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social da Coronel Cláudio (CRAS). “Foi uma tarde diferente para nós, trouxe meus filhos. Eles brincaram, pintaram o rosto, comeram os lanches, algodão doce e eu pude comemorar meu aniversário com eles e com meus familiares aqui”, destaca a moradora da região, Luciane Ferraz, 38 anos. Já uma das filhas mais nova dela, Emily Ferraz Bonete, 5 anos, estava ansiosa para experimentar o algodão doce. “Agora já estou com meu rosto pintado, quero pegar um algodão doce e brincar”, diz a criança.

Na ocasião, a secretária municipal da SMPPS, Simone Kaminski, aproveitou para entregar cerca de 200 litros de leite para as famílias que estavam presentes e tinham criança em casa. “Ações como esta são importantes para reunirmos nossos esforços, trazendo alegria para a população, sem esquecer de atendê-los no que eles mais precisam. A entrega do leite foi para as famílias já cadastradas no CRAR”, comenta a secretária.

O CEU é uma estrutura inaugurada em 2015, mantida e organizada pela Fundação Municipal de Esportes (Fundesp), Fundação Municipal de Cultura e SMPPS, com atividades de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h, atendendo cerca de 500 pessoas por mês. “Temos muitas oficinas desenvolvidas para a comunidade, entre elas estão a Telecentro, onde todos podem ter aulas de informática, agendamento de RG, inscrições para concurso e inclusão digital, contamos com uma quadra poliesportiva com todas as atividades acompanhadas pelos profissionais da Fundesp, atividades físicas com as mulheres para melhorar a qualidade de vida e ainda o anfiteatro com cinema gratuito, aulas de balé e zumba, biblioteca comunitária e oficina de música”, explica a coordenadora, Sandra Santos.

O espaço também conta com um CRAS, onde 4.380 famílias estão referenciadas de 51 vilas. Os projetos desenvolvidos são para o fortalecimento de vínculo, prevenção de vulnerabilidade social, ações para a comunidade a partir de 5 anos, adolescentes, intergeracional, idosos e mulheres. Todos podem participar das ações manuais, artesanato, pintura e atividades lúdicas, por exemplo. Além dessas, o CRAR mantém projetos de cidadania e promoção humana através de parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Sesc, Cescage.

A ação de hoje contou com a participação do Ônibus da vacina, Procon Móvel, Defesa Civil, Unidade Móvel do CRAS e Guarda Municipal.