Correio dos Campos

AMTT amplia em 40% as ações de sinalização viária em Ponta Grossa

28 de junho de 2018 às 21:13

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) segue ampliando as atividades voltadas para o aumento da segurança de pedestres e motoristas e a melhoria da mobilidade urbana em Ponta Grossa. Entre os indicadores das ações promovidas pela AMTT com base nesses objetivos, o órgão registrou um aumento de 40% nos trabalhos relacionados à sinalização horizontal em comparação com a média do ano passado. De acordo com o departamento de engenharia de tráfego (DET), responsável pela implantação e manutenção da sinalização viária no município, as equipes já realizaram a pintura de faixas, estacionamentos e afins em mais de 12.500 m² desde o início do ano, uma média de mensal cerca de 2100 m² por mês. Em contrapartida, em 2017 as equipes realizaram a sinalização de aproximadamente 1500 m² por mês.

O aumento expressivo nos trabalhos do DET, segundo o presidente AMTT, Roberto Pellissari, pode ser creditado a dois principais aspectos: a realização de estudos para determinação dos pontos mais críticos em relação ao trânsito do município e o investimento na aquisição de novos equipamentos para o trabalho das equipes. “Nós temos buscado maneiras de otimizar a estrutura que já possuímos e realizado investimentos pontuais para a melhoria do serviço oferecido à população. A compra de um caminhão e de máquinas airless para sinalização viária no ano passado contribuíram de maneira muito positiva para a agilidade das nossas equipes”, aponta Pellissari. “Além disso, ampliamos de forma estratégica as nossas adequações viárias, todas implementadas com uma base sólida concedida pelos nossos estudos de tráfego. Com isso, conseguimos identificar os pontos críticos do trânsito no município e quais as intervenções mais benéficas para cada caso, sendo que, em um grande parte das situações, a melhoria e adequação da sinalização já se mostrou eficiente, poupando gastos para o município e permitindo a ampliação dos trabalhos em diversas regiões da cidade”, completa.

Visconde de Mauá

Nos últimos dias, a equipe do departamento de engenharia de tráfego (DET) da AMTT realizou a adequação da sinalização na avenida Visconde de Mauá – no cruzamento com as ruas Spix, Visconde de Santo Tirso, Almeida Garret e Professor Carrel -. Com a mudança, a avenida passa a contar com um novo retorno, oferecendo mais segurança para as conversões realizadas pelos motoristas e promovendo maior fluência no trânsito da região.

De acordo com o presidente da AMTT, Roberto Pellissari, a implantação da nova sinalização é resultado direto de estudos da AMTT. “Esse local já era utilizado pelos motoristas para algumas conversões e, diante dos dados levantados pelas nossas equipes, percebemos que poderíamos disponibilizar uma nova sinalização, transformando o local em uma retorno nos dois sentidos, garantindo maior segurança e fluência para o trânsito da região”, explica.