Correio dos Campos

‘Junho Branco’ 2018 terá encontro de jovens

Abertura oficial teve a presença do bispo dom Sergio.
6 de junho de 2018 às 11:25
O bispo enalteceu a união das igrejas, instituições e grupos em prol da recuperação dos dependentes. Foto: Comunicação / Diocese de Ponta Grossa

COM ASSESSORIAS – Aberto oficialmente na noite desta terça-feira (5) o ‘Junho Branco’, o mês de sensibilização e prevenção ao uso de drogas promovido pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas de Ponta Grossa (Comad), presidido por Claudimar Barbosa, que é o coordenador diocesano da Pastoral da Sobriedade, uma das apoiadoras. O bispo dom Sergio Arthur Braschi, a prefeita em exercício, Elizabeth Schmidt, e a primeira Simone Kaminski acompanharam a cerimônia, que teve uma bênção especial do bispo.

“É uma alegria de estar aqui, na abertura oficial de um evento que tem essa temática ‘sua vida, suas escolhas’. São muito importantes as escolhas que cada ser humano faz em sua vida. Esse tema me causou bela impressão já quando conversava com o Claudimar (Barbosa) há algumas semanas. O Encontro para a Juventude também terá um tema, no sábado, dia 16, mais do que profundo – ‘eu escolho Deus’- que vai trabalhar a importância de fazermos essa escolha”, comentou dom Sergio. O bispo saudou especialmente o presidente da Associação dos Ministros Evangélicos, Renato Cordeiro. “Estamos todos unidos, com as as comunidades terapêuticas e várias instituições que ajudam a recuperação, mas tantos outros grupos, iniciativas que o Comad apóia, procura coordenar e incentivar. Que Deus, o nosso Deus que é o Deus da vida, da saúde mais plena, derrame sua benção sobre o evento, os membros do Comad, das várias instituições aqui representadas e todos os presentes”, rezou.

A palestra de abertura, ‘Sua vida, suas escolhas’, foi proferida pelos psicólogos do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infanto Juvenil, Braz Trajano da Silva Júnior e Luidiane Karoline Teixeira Trajano. O diferencial deste ano são os encontros para jovens da igreja católica e evangélica, as rodas de conversa, mesas redondas e as oficinas realizadas pelos Caps. O primeiro bate papo acontece nesta quinta-feira (7), das 9 às 12 horas,no Centro de Artes e Esportes Unificados, na Vila Coronel Cláudio, onde serão abertas também as oficinas. No dia 13, no auditório do Senai, das 10 às 12 horas, uma mesa redonda abordará ‘dependência química, possibilidades de intervenção’. O Encontro para Jovens Volta Livre Soul está marcado para o dia 16, na chácara da Copiosa Redenção, em Uvaia. Serão várias as atividades programadas das 8 às 20 horas. A expectativa é reunir 200 pessoas. Para a capacitação técnica sobre drogas, prevista para os dias 19 e 20, na Ordem dos Advogados do Brasil, são esperadas perto de 100 pessoas. A inscrição será feita via link. As orientações serão repassadas pelos instrutores Nelson Venâncio Filho e Maria Cristina Venâncio.

Ainda consta da programação, no dia 28, a incineração de drogas, às 15 horas, ação coordenada por integrantes da 13ª Subdivisão Policial, e, dia 29, às 9 horas, uma grande Cruzada Contra as Drogas será realizada no 13º Batalhão de Infantaria Blindada, promovida pela 5ª Companhia do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária. Aproximadamente 100 pessoas participarão, mesmo número de participantes esperadas na II Conferência Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, que acontece dia 29, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30, na sede administrativa do Esquadrão da Vida, em Oficinas. O tema deste ano será ‘Dependência e Expressão da Violência’. No sábado (30), será realizado o segundo encontro de jovens, com a temática ‘Porque Você não está Sozinho’, na Comunidade Cristã e Ponta Grossa, em Uvaranas, das 15 às 22 horas.