Correio dos Campos

ACIPG dá posse para Diretoria (gestão 2018-2020)

Situação do país foi abordada pelas autoridades na solenidade.
29 de maio de 2018 às 18:51

COM ASSESSORIAS – Na noite desta segunda-feira (28), a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), realizou na sede social do Clube Ponta-Lagoa, a posse da Diretoria 2018-2020. O evento reuniu lideranças e autoridades ponta-grossenses, contando com a presença do secretário de Estado Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion, representando a governadora Cida Borghetti (PP) e da prefeita em exercício Elizabeth Schmidt (PSB). Cerca de 400 pessoas prestigiaram o evento, que teve como tema principal a situação do país em virtude da paralisação dos caminhoneiros.

A solenidade empossou, além do presidente Douglas Taques Fonseca, mais 22 diretores da instituição. Pelo momento do país, Fonseca falou sobre a greve dos caminhoneiros e salientou que a classe empresarial dos mais diversos setores, almeja a bandeira branca, vislumbrando os enormes prejuízos com a continuidade da paralisação. “No entanto, devemos sim, pensar na solução, uma vez que a pauta das reivindicações, foi pretensamente atendida, mas temos que empenhar o nosso incondicional apoio aos caminhoneiros autônomos, que neste momento, relutam, em colocar fim ao movimento, por falta de credibilidade dos nossos governantes”, disse o presidente.

A prefeita em exercício também comentou que sobre o assunto e disse que Ponta Grossa é a Capital do Caminhão, pelo encontro de caminhos, que tornou um grande entroncamento rodoviários, com centenas de empresas que atendem esta cadeia produtiva. Ela salienta que milhares de pessoas tem suas vidas conectadas a este setor. “No entanto, vimos a cidade subitamente desabastecida de combustível e a escassez de produtos em algumas áreas. Vimos intransigência e oportunismo, mas vimos por outro lado, coragem e determinação”, disse Elizabeth.

Em sua fala, o secretário de Estado disse as pessoas que se acomodam, que deixam as situações caminharem ao léu, dão oportunidade para os maus intencionados ocupem estes espaços para fazerem seus propósitos serem realizados. “Parabéns Douglas, você mais uma vez está demonstrando patriotismo, responsabilidade e exemplo”, disse Lupion, ressaltando que Ponta Grossa é uma cidade diferente, que tem um povo com a capacidade de se indignar, lembrando dos tratores nas ruas, na tarde desta segunda-feira.

Para o presidente da ACIPG, o momento é de discussão para um país melhor e a função da instituição, representada por sua Diretoria, é através do associativismo, também cumprir um papel social. Por isso, o debate na solenidade foi de grande importância. “É neste clima patriótico, de luta e sacrifício dos cidadãos, por nossa nação, que assumimos esta nova gestão. Com o objetivo de fazer do Brasil um país livre da corrupção, justo nas oportunidades sociais e pujante na sua economia”, finaliza Fonseca.

Mensagem da governadora

A governadora, juntamente com o deputado estadual Pedro Lupion (DEM) enviaram uma mensagem de vídeo, justificando sua ausência na solenidade de posse. Segundo ela, o motivo seria a crise gerada pela paralisação dos caminhoneiros. Ela relatou alguns avanços importantes através do comitê de crise, liderado pela Casa Militar e pela Defesa Civil do Estado do Paraná, em algumas pautas com o movimento dos caminhoneiros, onde em um acordo foi autorizado o abastecimento dos combustíveis em todos os postos do estado. “Avançamos também a negociação em relação a base de cálculo do ICMS do diesel, de 3.20 para 2.95, caindo 0,04 centavos que se soma ao que o governo federal já anunciou na noite de ontem (domingo)”, explicou a governadora, que contou também que enviou correspondências para as praças de pedágio, para que observem a medida provisória editada no domingo pelo Governo Federal, que retira a cobrança do eixo suspenso.