Correio dos Campos

Ponta Grossa conta com 75% das suas ruas pavimentadas

O índice contempla todos os tipos de pavimentação, e a expectativa da Prefeitura é aumentar ainda mais este percentual com os serviços da CPS.
26 de abril de 2018 às 14:39

MILLENA SARTORI/Ponta Grossa – 26% em 8 anos. Esta é a estimativa de crescimento do índice de ruas pavimentadas em Ponta Grossa, que considera as pavimentações asfáltica, primária e poliédrica. Enquanto o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) indicava que 49% das vias da cidade eram pavimentadas, uma estimativa atualizada da Prefeitura Municipal apresenta que este total subiu para 75% devido aos investimentos estruturais dos últimos anos – e a expectativa é aumentar ainda mais.

O prefeito Marcelo Rangel afirma que hoje o foco do governo municipal é infraestrutura. “Já iniciamos o ano intensificando a operação tapa-buracos e realizando recapes asfálticos, e com investimentos na CPS e recursos governamentais esperamos levar melhores condições viárias para ainda mais regiões do município”, declara o prefeito.

Foi aprovada nesta semana a integralização de um recurso de R$ 5 milhões destinado à Companhia Pontagrossense de Serviços (CPS), empresa de economia mista na qual mais de 99% do seu capital é público. A instituição tem como carro-chefe o programa Asfalto Cidadão, que executa planos de pavimentação comunitários em diversos bairros da cidade. Para se ter ideia, desde 2013 a CPS pavimentou aproximadamente 40 km de vias – o correspondente à ida e volta de Carambeí.

A intenção é utilizar o recurso na compra de equipamentos e na continuidade do programa, que tem como média 50% de adesão por quadra em seus contratos. “Apenas neste ano já concluímos cerca de 20 quadras contratadas, e a nossa meta é pavimentar, pelo menos, outras 50 até dezembro de 2018”, destaca Eduardo Marques, presidente da CPS, que afirma que a Companhia também tem a expectativa de venda de 100 quadras em 2018, e parte delas deverá ser executada ainda neste ano.

“De acordo com a legislação municipal, para fechar o contrato de uma quadra precisamos de pelo menos 50% de adesão do total da metragem do trecho. Ou seja, o número de moradores é indiferente, desde pelo menos metade da extensão da rua seja fechada”, aponta Marques, que completa: “A partir da assinatura do contrato temos o prazo de 2 anos para a execução da obra, e hoje estamos com todas as contratações em dia”.

Serviço

Os moradores interessados em aderir ao programa Asfalto Cidadão devem entrar em contato com a CPS através do telefone 3026-1600 ou diretamente na sede da empresa, localizada na Avenida Visconde de Taunay, 794.