Correio dos Campos

Semana do Idoso realiza atividades de promoção à autoestima

Programação contempla atividades recreativas, palestras, e prestação de serviços em diferentes áreas para comemorar o Dia do Idoso
4 de outubro de 2017 às 11:41

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação Proamor, está promovendo a Semana Municipal da Pessoa Idosa, com uma programação voltada para a promoção da autoestima, como forma de garantir um envelhecimento saudável e ativo. As atividades da Semana iniciaram na segunda-feira (02) e seguem até sexta (02), com diferentes atividades, como palestras de motivação, dinâmicas, baile à fantasia e prestação de serviços para o público da melhor idade.

Durante a abertura da semana, a secretária municipal de Assistência Social e presidente da Fundação Proamor, Simone Kaminski, ressaltou a importância do município trabalhar em ações como esta, mantendo o público da terceira idade em constante atividade. “Esta é uma semana voltada a trabalhar o cuidado dos idosos consigo mesmos, depois de já terem contribuído com a história da nossa cidade. A área da assistência social vem constantemente investimento em políticas públicas para melhorar cada vez mais a qualidade de vida da pessoa idosa”, destacou Simone.

Diversas autoridades estiveram presentes na abertura da semana, como representantes do Conselho Municipal de Assistência Social, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e representantes da Pastoral da Pessoa Idosa. “A programação desta semana visa reunir uma série de ações, de conscientização e atendimentos, para valorizar a pessoa idosa, incentivá-la a continuar sempre ativa e não deixar os cuidados com sua saúde e bem-estar de lado. O Departamento do Idoso já trabalha nesse sentido, ofertando atividades físicas e ações para fortalecer a autoestima”, aponta a diretora do departamento, Suelen Rigoni.

O segundo dia da programação foi para a prestação de atendimentos e esclarecimentos sobre diversas áreas. Participaram o Conselho Municipal dos Direitos Da Pessoa Idosa; Centro de Referência Especializada de Assistência Social; Centro de Referência de Assistência Social; Testes de Glicemia; Orientações sobre habitação com a Prolar; orientações de fonoaudiologia com a Faculdade Santana; orientação sobre previdência social com o INSS; Orientações/atendimentos (nutricionais, assistenciais, saúde bucal, hipertensão, aferição de pressão arterial) com a equipe do NASF
Nova Rússia; Testes de acuidade visual e aferição de pressão com a parceira Clinicale; limpeza facial e massagem com a parceira AD Corpus; massagem, acupuntura e auriculoterapia com a parceira Studio Scultury Corpo e Face; e massoterapia com a parceira Espaço da Massoterapia Mary Swyston.

A programação de hoje (04) contempla um baile à fantasia para os participantes, em que serão premiadas as três fantasias mais criativas. Toda a programação está concentrada no Departamento do Idoso, instalado na Praça Getúlio Vargas.

Quarta-feira (04) – Baile à fantasia – 13h30
Quinta-feira (05) – Almoço com idosos institucionalizados – 11h30
Sexta-feira (06) – Caminhada de encerramento – 08h30 / Almoço coordenadores Centros de Convivência 12h