Correio dos Campos

Equipes da Romu passam a usar braçais com identificação

8 de agosto de 2017 às 23:10

Guardas Municipais da Romu e da divisão de Operações com cães receberam braçais em solenidade na Prefeitura Municipal de Ponta Grossa

 

Agentes da Guarda Municipal (GM) receberam, na tarde de hoje (08), braçais de identificação dos grupamentos especiais da instituição. A entrega aconteceu durante solenidade na Prefeitura de Ponta Grossa e contou com a presença do prefeito Marcelo Rangel, do Secretário de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), Ary Lovato, além dos comandantes da GM e 19 integrantes da Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu).

De acordo com o secretário Ary Lovato, a ação demonstra o reconhecimento ao trabalho feito pelas equipes no município. “As forças especiais de segurança usam como simbologia um braçal, que representa o reconhecimento aos esforços e ao comprometimento em favor da causa pública de segurança. Esses homens e mulheres que estão aqui, hoje, merecem esse reconhecimento, pois são responsáveis por oitenta por cento das apreensões realizadas pela Guarda Municipal na nossa cidade. São agentes extremamente valorosos e tem feito a diferença na segurança pública de Ponta Grossa”, declara.

Durante a solenidade, o prefeito Marcelo Rangel enfatizou o comprometimento das equipes da Guarda Municipal. “É um momento especial, de reconhecimento de homens e mulheres selecionados entre os melhores e que assumem agora uma responsabilidade ainda maior. Esse é um símbolo de devoção absoluta das equipes à cidade e às famílias Pontagrossenses, certamente, teremos um novo patamar na Guarda Municipal diante desse corpo de elite que se estabelece aqui”.

O Comandante da Romu, Anderson Machado, afirma que a utilização dos novos braçais pelas equipes trazem consigo uma responsabilidade ainda maior. “Com quatro anos da existência das equipes da Romu, receber esse braçal é uma grande honra. Ele demonstra o valor dado ao nosso trabalho no dia a dia e reforça a responsabilidade e o comprometimento que as equipes da Guarda Municipal de Ponta Grossa tem em garantir uma cidade mais segura”, finaliza.

Policiamento Comunitário

O secretário de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato, aponta o fato de que, diferente de outras forças de segurança, os braçais entregues as equipes da Romu possuem símbolos que remetem ao policiamento comunitário e de proximidade, aspecto central nos trabalhos desempenhados pela SMCSP. “OS agentes também recebem esse braçal como reconhecimento da SMCSP, do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Segurança Pública, aos quais solicitamos autorização especial para seu uso e que já contém nova simbologia, remetendo aos desenhos da cidade, sem a utilização de ícones que sugiram agressividade ou violência como em outras forças de segurança. Esses braçais estão em completa concordância com as diretrizes empreendidas pela Guarda Municipal de Ponta Grossa, que trabalha com ênfase no atendimento ao público, próximo à comunidade”, conclui.