Correio dos Campos

Onda Cultural abre temporada na inauguração da Praça do Jardim Canaã

6 de junho de 2017 às 20:04

A nova praça do Jardim Canaã foi tomada por uma Onda Cultural no último sábado, dia 3 de junho. O programa é uma iniciativa da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, que visa a descentralização da cultura e a revitalização e construção de praças e parques. Durante toda a tarde houve oficinas de pintura, contação de história, com o Ônibus da Leitura, e música com as bandas Camargo e os Bacanas e Mixturô. Além de curtir muita música e arte, a população pode fazer um lanche na praça de alimentação com vários food trucks.
Para o prefeito Marcelo Rangel, a iniciativa é fundamental para promover um espaço de lazer para a população. “Nosso objetivo é estimular o convívio entre os moradores, criando laços e proximidade com as comunidades. O Onda Cultural se soma ao sucesso do programa Nossa Praça, que está fazendo uma verdadeira transformação nas áreas de lazer por toda a cidade”, destaca Rangel.
Leila Almeida conta que agora tem uma nova oportunidade de lazer com a família. Ela diz que às vezes é difícil sair de onde mora para ir até o centro da cidade. “É uma grande oportunidade de aproveitarmos um fim de semana em família e ocupar espaços, como as praças, que é de todos nós, mas muitas vezes acabamos não frequentando”, aponta.

Evento acompanhou inauguração de grande praça
Juntamente com a primeira edição do Onda Cultural, foi realizada a inauguração da Praça do Jardim Canaã, intitulada de Gilson Luís Nunes e tida como uma das mais belas de Ponta Grossa. O evento reuniu autoridades, como o prefeito Marcelo Rangel, a vice-prefeita Elizabeth Schmidt e o deputado federal Sandro Alex, além de vereadores, líderes comunitários e a comunidade local. Localizada no bairro Contorno, que possui 28 mil habitantes, a construção da praça beneficiou também as comunidades vizinhas ao Canaã, como Santa Terezinha, Vila Ricci, Shangrilá e Monte Belo.
O espaço tem cerca de 6 mil metros quadrados, o equivalente a quase um campo de futebol. O investimento foi de cerca de R$ 245 mil, conquistado por meio de uma emenda do deputado federal Alfredo Kaefer após o pedido do vereador Daniel Milla, com incentivo do prefeito Marcelo Rangel e do deputado federal Sandro Alex. A construção contemplou academia de ginástica ao ar livre com dez equipamentos, parque infantil com dez brinquedos, um lago ao redor de uma nascente natural, pista de caminhada, bancos, lixeiras, iluminação noturna e arborização.
O casal Aline Macedo Rosa e Fabricio Pedroso mora na vizinhança e já utiliza a praça para levar a filha Luiza, de um ano, para brincar no playground e aproveitar o espaço ao ar livre. “Estamos vindo toda semana e sempre tem bastante gente. Antes não tínhamos nenhum lugar como esse por perto”, conta Aline. Fabricio, operador de máquinas, afirma que têm vários amigos que também utilizam a pista de caminhada e a academia ao ar livre para cuidar da saúde. “De noite ela fica bem iluminada e se tornou um lugar seguro, tanto para as crianças se divertiram, quanto para os adultos”, descreve.