Correio dos Campos

Receita do município cresce 12% no primeiro quadrimestre de 2017

31 de maio de 2017 às 22:27

Secretário de Gestão Financeira, Cláudio Grokoviski, apresentou em audiência pública os números do município no primeiro quadrimestre de 2017

 

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa apresentou na terça-feira (3) o Relatório da Execução Orçamentária e Relatório da Gestão Fiscal referente ao exercício financeiro dos quatro primeiros meses de 2017. A prestação de contas ocorreu em forma de audiência pública, na Câmara de Vereadores. A audiência contou com a apresentação de número importantes do período, como a elevação da receita do município em 12%, em comparação com o mesmo período de 2016.

“Em cumprimento a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), apresentamos os números do município nesse período, como a receita total, mas também as despesas com pessoal e investimentos em áreas prioritárias, como saúde e educação. É uma oportunidade para que a população tenha conhecimento de como o orçamento do município vem sendo gerenciado”, destacou o secretário de Gestão Financeira.

Entre os números apresentados, além da elevação da receita em 12% no período, especialmente em decorrência dos recolhimentos de IPTU e IPVA, outro dado importante é a redução no gasto com pessoal, passando de 54,85% em 2016, para 53,36% nos primeiros quatro meses de 2017, abaixo do limite prudencial máximo estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal, de 54%.

Mesmo diante desse cenário, a Secretaria de Gestão Financeira reconhece que manter as finanças do município nestes patamares será um desafio nos próximos meses, quando haverá uma queda na arrecadação, sem o repasse do IPVA e também dos IPTUs pagos à vista. “Sabemos das dificuldades financeiras que o município enfrenta, bem como o país, que passa por um período de recessão. No segundo semestre, será um desafio para o município manter estes números, mas nosso trabalho está focado em buscar o equilíbrio financeiro e cumprir com todos os atendimentos necessários à população”, aponta Grokoviski.