Correio dos Campos

Prefeitura de Piraí do Sul inaugura novo CMEI Bianca Sachs Pordo

Unidade localizada na Avenida David Federmann vai atender aproximadamente 170 crianças
1 de março de 2024 às 11:59
(Fotos: Divulgação / PMPS)

COM ASSESSORIAS – Em um clima marcante de emoção e alegria foi inaugurado na noite desta quinta-feira (29), o novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Bianca Sachs Pordo.

A cerimônia realizada pela Prefeitura de Piraí do Sul reuniu dezenas de cidadãos piraienses, e contou as presenças ilustres do prefeito Henrique Carneiro, do vice Wagner Zadra, de Vereadores, secretários municipais e dos familiares da professora Bianca.

“Com muita alegria agradeço a todos os presentes que tornaram possível a inauguração deste novo Centro Municipal de Educação Infantil. Este momento marca um avanço em nossa cidade, proporcionando um ambiente mais seguro e propício ao desenvolvimento e aprendizado das nossas crianças. Agradeço especialmente à equipe da Prefeitura, aos familiares da professora Bianca, e a toda comunidade piraiense pelo apoio e dedicação. Que este CMEI seja um espaço de crescimento, conhecimento e felicidade para nossas crianças. Juntos, estamos construindo um futuro melhor para Piraí do Sul”, afirmou o prefeito Henrique.

“É uma grande alegria inaugurar este CMEI. Todos os nossos esforços visam qualificar a educação piraiense, cada vez mais, dando mais condições aos professores, e principalmente valorizar aquilo que temos de mais importante que são as nossas crianças”, disse a Secretária de Educação e Cultura, Daniela de Mattos Ribas.

Novo CMEI

O projeto para a construção do CMEI foi apresentado em 2011 e as obras iniciaram em 2014 com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A obra se arrastou por alguns anos e só foi concluída devido ao conjunto de esforços da atual equipe da Prefeitura.

Com investimento aproximado de R$ 3,2 milhões, a unidade localizada na Avenida David Federmann vai ampliar a oferta de vagas da educação infantil para crianças de seis meses a quatro anos de idade. O CMEI atenderá a 168 alunos numa estrutura moderna, confortável e acolhedora que contará com brinquedoteca, berçários, salas para banho, cozinha, refeitório e playgrounds.

O centro de educação funcionará em dois períodos, com turmas de manhã e tarde. Além do aprendizado, o CMEI vai oferecer aos pequenos alunos atividades recreativas, lúdicas e descanso, além de refeições todos os dias. As aulas iniciam no dia 6 de março.

Homenageada

O nome do prédio presta homenagem à professora Bianca Sachs Pordo, que faleceu aos 42 anos em 2020, em decorrência da Covid-19.

Professora Bianca é lembrada na cidade como um exemplo de dedicação que contribuiu para a formação estudantil de várias gerações, especialmente ao ensinar crianças nos primeiros passos da leitura e da escrita. Além da docência, trabalhou na defesa dos direitos da infância e adolescência como Conselheira Tutelar de Piraí do Sul por dois mandatos.

Durante a cerimônia de inauguração, em nota, a família expressou gratidão pela homenagem prestada. “Quanta honra. Fomos acometidos de grande alegria, o nome da nossa Bianca estar diretamente ligado ao que mais amou fazer em sua existência terrena, cuidar, ensinar e amar os pequeninos”.