Correio dos Campos

Os cães podem ficar gripados!

12 de maio de 2022 às 19:30
(Foto: Reprodução)

Assim como nós, os cães também podem ficar gripados, principalmente nas trocas bruscas de temperatura.

A gripe canina pode ser causada por bactérias ou vírus que seu cão contrai pelo o ar ou ainda em locais com grande concentração de bichinhos, como pet shops, no banho e tosa e nos passeios pelos parques e praças. Ela causa sinais clínicos muito semelhantes a nossa gripe, como por exemplo quando o animalzinho fica triste e desanimado, não quer se alimentar direito, perde peso, o nariz pode ficar escorrendo e ainda com muita tosse.

O que pouca gente sabe é que a gripe pode acometer cães de qualquer raça ou idade.

Para proteger ele contra a gripe, tomar alguns cuidados pode ajudar, como evitar que tome friagem, fazer uso de roupinhas quentes, evitar tosas muito curtas e banhos com água muito fria. Além disso, é importante usar guia na hora do passeio, isso porque ela garante maior segurança e evita que ele coloque o focinho em locais suspeitos.

O mais efetivo para evitar a gripe canina é a aplicação de vacina anual contra a gripe. Ela pode ser administrada a partir de 8 semanas de idade e confere imunidade para que o seu cão contra a gripe. É importante também dizer que sempre deve ser feito um reforço anual.

Então não esqueça: vacinar é um ato de amor!

 

Quem ama Cuida, Quem Ama PREVINE
Medicina Veterinária Preventiva
Médico Veterinário Leonardo Ratim
CRMV-PR 14802