Correio dos Campos

Devo vacinar meu pet todos os anos?

3 de janeiro de 2022 às 18:00
(Foto: Reprodução)

Olá querido tutor, que alegria mais uma vez nos encontrarmos aqui. Nosso assunto de hoje são as vacinas anuais do seu pet.

Sim, é muito importante fazer o reforço a anual de vacinas do seu melhor amigo.

Existem pessoas que acreditam que as vacinas necessárias são somente as dos filhotinhos, quando ele passa pelo protocolo completo das vacinas. Mas precisamos dar esse reforço das vacinas todos os anos.

Como o nome já diz, é um reforço, ou seja, o organismo já conhece aquelas doenças que a vacina ajuda a proteger. Quando recebe essa dose de reforço, o organismo fica em alerta e produz vários anticorpos, que são as armas do organismo contra as principais doenças que nossos amiguinhos podem contrair, geralmente são doenças causadas por vírus, como por exemplo a cinomose, parvovirose, raiva entre várias outras. Então a vacina é uma prevenção, mas é a prevenção básica, e deve sim ser realizada anualmente.

E atenção! Sempre leve seu pet no médico veterinário de sua confiança, não faça vacinas em agropecuárias e balcões, pois a vacina precisa ser controlada e monitorada para fazer o efeito que esperamos delas. O médico veterinário é o único profissional que é habilitado a examinar seu pet, verificar se está tudo bem com ele e depois aplicar a vacina ética, assinando e carimbando a carteirinha depois.

E o seu amiguinho está com as vacinas em dia?

 

Quem ama Cuida, Quem Ama PREVINE
Medicina Veterinária Preventiva
Médico Veterinário Leonardo Ratim
CRMV-PR 14802