Correio dos Campos

Henrique Carneiro e autoridades sanitárias prometem intensificar fiscalização após fechamento de festa clandestina

31 de janeiro de 2021 às 19:28
(Foto: Reprodução Internet)

DA REDAÇÃO – O prefeito Henrique Carneiro e o secretário municipal de saúde, Julio Sandrini, se manifestaram nos último minutos a respeito do caso da festa clandestina que foi fechada pela PM e por equipes da Saúde na noite deste sábado, dia 30, no bairro Bonsucesso, na zona rural de Piraí do Sul.

Levando em consideração a opinião dos maiores especialistas sobre a transmissão do novo coronavírus no Brasil, Henrique e Julio enfatizaram que irão adotar medidas para combater o aumento do contágio na cidade, que já teve 20 óbitos em razão da pandemia. Segundo eles, o Município vive um momento delicado, marcado por eventos com aglomerações de dezenas de pessoas e que seguem na contramão das recomendações de autoridades sanitárias e da lei local.

Shows com música em bares, festas e comemorações, são eventos com grande potencial de transmissão da Covid-19 que entram na categoria conhecida como “super spreader”, ou supertransmissores, de acordo com os especialistas no assunto.

De acordo com o Julio Sandrini, diversos fatores tornam um evento mais propício para a transmissão da Covid-19, a exemplo do número de pessoas, ventilação do ambiente, aderência ao uso de máscaras e distanciamento entre frequentadores. “Basta uma pessoa infectada para transmitir para várias outras, não precisa ter mais que um”, afirma.

Diante dessas considerações surge a pergunta: È possível então fazer um evento seguro, seguindo protocolos, como muitos organizadores de festa alardeiam?

“Mesmo que algumas regras consigam reduzir o risco, ele sempre existirá. Além do mais, é impossível fazer com que as pessoas mantenham o distanciamento e a máscara o tempo todo. Um comportamento bastante comum em locais com música alta e cheios de gente e que também contribui para a exposição ao vírus, é o falar mais alto, uma vez que conforme o volume da voz fica mais alto, há uma tendência a subir a emissão de partículas de saliva”, destaca o secretário.

Para o Prefeito Henrique Carneiro, “as festas e baladas do final do ano passado contribuíram em muito para aumentar o número de casos a partir de janeiro de 2021 junto com diversas situações de aglomeração registradas em dezembro, incluindo reunião de jovens nas praças e em frente a bares e lanchonetes da cidade. Em virtude disso, estaremos intensificando a fiscalização e as medidas mais restritivas poderão ser tomadas caso não haja uma colaboração mais efetiva da população”, afirma o prefeito.