Correio dos Campos

Secretaria de Saúde de Piraí do Sul entrega Unidade de Saúde de Apoio Rural

A unidade foi totalmente reformada atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores do bairro de Jararaca.
11 de dezembro de 2020 às 18:05
A placa foi descerrada pelo prefeito Sandrini e Jéssica Moura, enfermeira da equipe de saúde que atua na área. (Foto: Divulgação/PMPS)

COM ASSESSORIAS – A prefeitura de Piraí do Sul entregou a Unidade de Saúde no Bairro de Jararaca reformada, a entrega foi realizada no dia 11 de dezembro. A solicitação da reforma era uma reivindicação antiga da comunidade rural há mais de 10 anos. A unidade ficou todo este tempo parada e agora irá entrar na rota de atendimentos dos médicos que atuam na zona rural de Piraí do Sul.

O prefeito José Carlos Sandrini destacou que a unidade é estratégica para atender os moradores da região. “Com a unidade reformada isso possibilita uma proximidade da equipe de saúde com a vida das pessoas e isso melhora o atendimento básico e consequentemente a qualidade de vida, ampliando a capacidade de resolver os problemas das doenças e prevenção delas”, afirma o prefeito. Salientou ainda que a obra é uma preocupação da administração com a saúde da população. “É uma estrutura que foi inteiramente reformada, trazendo conforto e segurança ao trabalho da equipe, motivando a todos os servidores que aqui trabalharão, refletindo diretamente na melhoria da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos piraienses que reside nessa área”, frisa o Sandrini.

O secretário de saúde do município, Julio Sandrini, lembra que o trabalho foi realizado ouvindo a comunidade por meio do Conselho de Saúde. “A reforma foi um pedido do Conselho e fizemos os ajustes no orçamento e readequamos o prédio para as exigências sanitárias vigentes. A estrutura era muito antiga e não era apta ao atendimento dos pacientes, agora pode atender tranquilamente os moradores da região. O mobiliário já foi licitado e a unidade também contará com móveis novos para ofertar um serviço de qualidade com conforto e segurança aos usuários e a equipe”, relata o secretário.

O conselheiro José Roberto Ferreira que atua há mais de 20 anos como Conselheiro de Saúde, destacou que a Secretaria de Saúde trabalhou em harmonia com as reivindicações dos conselheiros. “Ficamos muitos satisfeitos, pois lutamos há anos por este posto e não éramos atendidos. O secretário ouviu e correu atrás de recursos e hoje temos uma unidade para cuidar da saúde das pessoas na zona rural”, salienta José Roberto. Outra conselheira que partilha do pensamento é Marinalva Peralta Farias. “Sou nova no conselho, esse é o meu primeiro mandato, e na medida que fui participando e aprendendo vi a importância do conselho. Posso destacar que o secretário foi técnico e sempre trabalhou para atender os pedidos da comunidade que eram levadas pelos conselheiros. Fico muito feliz em ver uma obra que irá atender bem a comunidade do Jararaca”, salienta Marinalva.

O conselheiro Nilson Sutil explica que participa do conselho há 16 anos e neste mandato a participação dos conselheiros foi muito mais efetiva. “Hoje o Conselho está muito ativo e participativo com a Secretaria de Saúde, tanto que juntos conseguimos fazer coisas importantes para comunidade. Quando se tem uma gestão séria e de responsabilidade, mesmo passando por dificuldades é possível conseguir muitas coisas. Por isso é que vemos obras importantes de reformas a exemplo desta unidade, lá na cidade a UBS Maira e UBS Thereza e em breve a do Piraí-Mirim. Tudo isso, porque trabalhamos unidos em prol da comunidade”, frisou o conselheiro Nilson.

O secretário de saúde agradeceu a presença de todos e enalteceu mais uma vez a importância da participação da comunidade nas decisões da Secretaria de Saúde. “O Controle Social é um dos princípios organizativos do SUS que precisa ser considerado e respeitado. Quando os representantes da população que são os conselheiros de saúde, compreendem o seu importante papel no processo de construção e melhoria do sistema de saúde e vêm junto com a gestão, as ações acontecem em benefício de toda uma comunidade,” destaca o secretário.