Correio dos Campos

Com foco inicial para o Covid-19, cidade passa a contar com Comitê de Gerenciamento de Crise

4 de agosto de 2020 às 16:33
(Foto: Divulgação/Secom)

COM ASSESSORIAS – O Comitê Municipal de Gerenciamento de Crise para assuntos relacionados a prevenção e combate ao novo coronavírus, realizou nesta segunda-feira (3), sua primeira reunião após oficializado. A reunião foi coordenada pelo Secretário Municipal de Saúde, Júlio Sandrini, que apresentou dados epidemiológicos relevantes sobre a situação da pandemia no município para os integrantes do Comitê cm o intuito de subsidiar a tomada de decisões acerca das novas estratégias a serem implementadas.

O Comitê é formado por doze integrantes distribuídos paritariamente, sendo 6 representantes do setor público e 6 do setor privado. No setor público é integrado pelo Secretário Municipal de Saúde, Secretário Municipal de Negócios Jurídicos, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Delegado da Polícia Civil, Comandante da Polícia Militar e Ministério Público. No setor privado, é formado por representantes da Associação Comercial e Industrial de Piraí do Sul, nas áreas de comércio e indústria, Sindicato Rural de Piraí do Sul, Conselho Municipal de Saúde, Conselho da Comunidade e das instituições religiosas do Município.

O Secretário Municipal de Saúde explica que o Comitê Municipal de Gerenciamento de Crise COVID-19 é um órgão temporário, com funções deliberativas, normativas, fiscalizadoras e consultivas, que integra a estrutura básica da Secretaria Municipal de Saúde de Piraí do Sul.

“Esse Comitê foi criado para atuar de forma imediata e em tempo real, monitorando, propondo e fiscalizando a implementação do Plano Municipal de Contingência COVID-19, para efetivar as medidas necessárias ao enfrentamento da crise causada pela pandemia,” explica o Secretário.

O gerenciamento compartilhado, entre o setor público e privado, da crise gerada pela pandemia, com a atuação do Comitê, traz um novo olhar na análise situacional do momento, fortalecendo a tomada de decisão que auxiliem no combate e prevenção da COVID-19.