Correio dos Campos

Estrutura do Exército para atender pessoas com sintomas gripais começa a operar na segunda-feira

17 de abril de 2020 às 20:07

REDAÇÃO/Correio dos Campos – A estrutura disponibilizada pelo Exército para o município de Piraí do Sul foi reforçada hoje com a chegada de uma nova barraca, do modelo canadense, que deverá trazer mais praticidade e segurança aos profissionais de saúde e pacientes que passarem pelo local durante o período de combate ao Covid-19 (coronavírus).

Segundo o secretário municipal de Saúde, Julio Cezar Sandrini, a Unidade Sentinela montada na área externa do Hospital Municipal Santo Antônio deve começar a funcionar já a partir da próxima segunda-feira, dia 20, concentrando o atendimento de todos os casos suspeitos de síndrome gripal identificados na cidade.

Até a finalização da montagem da estrutura fornecida pelo Exército Brasileiro na tarde desta sexta-feira (17), os atendimentos vinham sendo centralizados na Unidade Básica de Saúde Marcos Daniel Zanello Milléo (UBS Central).

Das 20 pessoas que foram atendidas com sintomas gripais até agora, 16 foram liberadas e 4 permanecem em isolamento domiciliar, sendo acompanhadas pela equipe de saúde da área de residência de cada um dos pacientes.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Júlio Cezar Sandrini, que recorreu ao Coronel José Jorge dos Santos Júnior para contar com apoio do Exército, a estrututa montada que servirá como ambiente de pré-triagem exclusivo de pacientes sintomáticos que apresentem problemas respiratórios e crises gripais será um reforço importante no combate e prevenção da doença.

“Considerando a disseminação do vírus no Brasil e com a possibilidade real de sua chegada no município, precisamos nos cercar de todos os cuidados para que estejamos preparados para atender a população da melhor forma possível, dentro de nossas condições”, disse.

Como funcionará o atendimento?

Todos os casos suspeitos de Síndrome Gripal passarão a ser atendidos de agora em diante na estrutura oferecida pelo Exército. O local será referência nos atendimentos desses quadros clínicos.

A partir de segunda, as Unidades de Saúde e Estratégia Saúde da Família não realizarão atendimentos aos pacientes com suspeitas de síndrome gripal, os quais deverão ser encaminhados para a Unidade Sentinela, onde médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Município atuarão em regime de escala diária.

Ações nos casos suspeitos de Síndrome Gripal e COVID-19

Identificação de casos suspeitos – Casos suspeitos de Síndrome Gripal serão abordados como casos suspeitos de COVID-19. No acolhimento, todo paciente que apresentar febre ou tosse ou dificuldade respiratória ou dor de garganta será considerado caso suspeito de Síndrome Gripal.

Medidas para evitar o contágio – Após a identificação precoce, todos os casos suspeitos de Síndrome Gripal receberão uma máscara cirúrgica e realizarão o primeiro passo do “Fast-Track” (fluxo rápido), enquanto aguardam o atendimento da enfermagem e do médico, sendo levados em seguida para a sala de priorização, onde o atendimento deve ser realizado com a maior brevidade possível.

Os profissionais envolvidos no atendimento de pacientes com suspeita de Síndrome Gripal receberão todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), adotando todas as medidas para evitar contágio.

Estratificação da gravidade da Síndrome Gripal – Após a triagem, o paciente deve passar por consulta presencial com enfermeiro e médico. Pacientes idosos com mais de 60 anos ou com doenças crônicas, gestantes e puérperas tem prioridade no atendimento.

Em consulta médica, após confirmar a presença de Síndrome Gripal, é fundamental estratificar a gravidade dos casos, a fim de identificar rapidamente casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

A definição do quadro suspeito para COVID 19 será realizada pela estratificação da gravidade da síndrome dos casos de Síndrome Gripal, independente do grau de suspeição para COVID-19.

Segundo Sandrini, as medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde demonstram que a cidade está se preparando para o enfrentamento de uma situação grave que possa ocorrer no futuro, agindo de forma antecipada o obedecendo as condicionalidades e possibilidades estruturais e logísticas do município.