Correio dos Campos

3ª Regional de Saúde ministra curso de atualização em Piraí do Sul

O treinamento foi para falar sobre o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações – SIPNI e para a melhoria das coberturas vacinais
20 de julho de 2019 às 18:59
(Divulgação/PMPS)

Toninho Anhaia/Piraí do Sul – A Equipe do Serviço de Vigilância Epidemiológica da 3ª Regional de Saúde esteve em Piraí do Sul na segunda-feira, 15, para ministrar um treinamento para as equipes das Salas de Vacina de todas as Unidades Básicas de Saúde. O tema foi o preenchimento do banco de dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações – SIPNI.

Este treinamento teve o objetivo de melhorar a qualidade das informações inseridas neste sistema que serve para a melhoria das coberturas vacinais, agilidade no repasse de informações e uma possibilidade de atualização constante sempre que necessário. O momento também foi aproveitado para repassar as mudanças do calendário vacinal.

A Interlocutora do SIPNI, Nanashara Lopes e a Coordenadora do Programa Nacional de Imunizações da 3ª Regional de Saúde – SESA PR, Salete Stacheski, consideram este momento muito importante para reafirmar a parceria entre a 3ª Regional de Saúde e o município de Piraí do Sul para a saúde da população, “a qualidade da saúde é muito importante e a alimentação do sistema reforça a importância deste trabalho ressaltando os pontos fortes do município e indicando quais os pontos devem ser melhorados”, disseram.

Esse sistema foi atualizado recentemente e suas melhorias são muitas, a principal delas é a agilidade em que as informações são publicadas e analisadas pela equipe da 3.ª Regional. A reunião aconteceu durante o dia todo, e participaram as equipes de todas as UBS, representadas pela enfermeira, técnica de enfermagem da vacina (vacinadora) e agentes comunitários de saúde.

O Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, enalteceu a importância desta parceria com as equipes da 3.ª Regional de Saúde que sempre dispensam uma atenção especial para Piraí do Sul com um competente e sempre pronto apoio técnico.

Destaca que “o êxito das Campanhas de Vacinação desde os anos sessenta, tem demonstrado que a vacinação em massa tem o poder de erradicar doenças. O Programa Nacional de Imunizações – PNI, foi desenvolvido para coordenar as ações de imunizações em todo o país. O Sistema de Informações – SIPNI faz todo o controle da vacinação no Brasil e é muito importante que nossos técnicos estejam sempre atualizados para que façam mais e melhor aquilo que já fazem tão bem.”