Correio dos Campos

Saúde confirma que macaco encontrado em Piraí do Sul tinha o vírus da Febre Amarela

Laboratório paulista confirmou a presença do vírus nessa semana; análise laboratorial levou pouco mais de 30 dias para ser concluída
21 de junho de 2019 às 17:55
(Imagens: Emerson da Silva Bueno)

REDAÇÃO/Correio dos Campos – Exames feitos no Laboratório Fio Cruz, em São Paulo, revelaram que o macaco encontrado morto no dia 14 de maio na região do bairro Espalha Brasa, na zona rural de Piraí do Sul, tinha o vírus da Febre Amarela em seu organismo.

A confirmação do caso foi feita nessa semana por funcionários da Vigilância Sanitária local, órgão responsável pelo acompanhamento da ocorrência e pela coleta dos órgãos do macaco que foram enviados para análise na capital paulista.

Como tem ocorrido nos casos identificados no Paraná, o processo laboratorial que atestou a doença demorou pouco mais de 30 dias para ser concluído. “Esse é o prazo médio que tem demorado para sair o resultado”, explicam os técnicos piraienses de saúde.

O caso

O macaco foi encontrado na primeira quinzena de maio a cerca de 17 quilômetros da cidade, no bairro que fica entre os municípios de Piraí do Sul e Jaguariaíva.

De acordo com os donos da propriedade onde o animal foi localizado, próxima a Capela Nossa Senhora Aparecida, a família catava pinhão na região quando o macaco morto foi visto.

No mesmo instante eles entraram em contato com o Correio dos Campos, que repassou a informação para a Vigilância Sanitária. O trabalho rápido de identificação e coleta dos órgãos possibilitou o sucesso da análise laboratorial.