Um garoto de cinco anos conseguiu abraçar seu irmão pela primeira vez após ganhar um braço protético inovador.
Jacob Scrimshaw mora na Inglaterra com os pais, Gemma Turner e Chris Scrimshaw . Eles não conseguiram que o NHS – Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (uma espécie de SUS britânico) – pagasse a prótese robótica para o filho. Desamparados, passaram a agir por conta própria.
Na semana passada, Jacob, que nasceu sem uma parte do braço esquerdo, se tornou a primeira criança do Reino Unido a ter uma prótese fixada acima do cotovelo.
Em maio deste ano, os pais de Jacob lançaram uma vaquinha virtual no GoFundMe para comprar o braço protético.
Em sete meses, eles arrecadaram 16 mil libras (cerca de R$ 85 mil), suficientes para adquirir o equipamento. O braço protético fica preso ao antebraço e possui articulação do cotovelo, um modelo inovador que Gemma descobriu no Instagram de Ben Ryan, um engenheiro que desenvolveu o aparelho para o filho, que perdeu o braço com dez dias de vida.
A prótese é inspirada no braço do Hulk e levou três meses para ser fabricada, depois que uma série de empresas trabalharam com o fornecedor de serviços protéticos Dorset Orthopaedics.
A mamãe coruja confidenciou que ver Jacob de mãos dadas com seu irmão e seu pai ao mesmo tempo “derreteu seu coração”.
O braço protético está em fase de adaptação. A empresa e a família trabalhão juntas para testá-lo e aprimorá-lo.
O modelo atual permite que o cotovelo seja ajustado usando uma trava deslizante e a mão se fecha quando ele aperta uma câmara cheia de água montada no braço.
Fonte: Razões para Acreditar