Equipes de resgate procuravam três pessoas em Kumamoto depois que um deslizamento de terra atingiu a casa onde estavam, informou a emissora pública NHK.
"Emitimos ordens de evacuação após fortes chuvas", disse Toshiaki Mizukami, funcionário da prefeitura de Kumamoto. "Pedimos encarecidamente que as pessoas tomem medidas para proteger suas vidas, pois ainda está chovendo bastante", acrescentou.
A Kyodo News divulgou que 75.000 moradores de Kumamoto e Kagoshima receberam ordens para evacuar suas casas, e que havia pelo menos 100 pessoas ilhadas em suas residências.
As autoridades locais pediram que as tropas se juntassem às operações de resgate, informou a NHK.
Alguns serviços ferroviários, incluindo as operações de trem-bala de Shinkansen, foram suspensos na região.
O Japão está atualmente em sua estação chuvosa, o que geralmente causa inundações e deslizamentos de terra, o que leva as autoridades locais a emitir ordens de evacuação.




