Correio dos Campos

Mais 100 colégios estaduais retomam atividades presenciais no Paraná

Escolas, sendo 23 na região de Curitiba, voltam a receber alunos a partir desta segunda (7). Aulas serão no formato híbrido, com parte dos estudantes nas salas de aula e outra em casa.
7 de junho de 2021 às 10:01
Mais colégios voltam a receber alunos de forma presencial no Paraná. (Foto: Reprodução/RPC)

A Secretaria Estadual de Educação continua o plano de retomada das atividades escolares de forma presencial para alguns alunos nesta segunda-feira (7). A previsão é de que mais 100 colégios estaduais, sendo 23 na região de Curitiba, retornem com as aulas presenciais.

O governo não divulgou os nomes dos colégios, mas disse que a comunicação sobre o retorno para os pais e professores foi realizada pelas direções das escolas e pelos Núcleos Regionais de Educação por meio de telefone ou indo até as casas dos alunos.

A rede estadual de ensino do Paraná tem 2,1 mil escolas e mais de 1 milhão de alunos. A maior parte destes estudantes estão com aulas remotas desde março de 2020, por causa da pandemia.

O retorno das atividades presenciais é facultativo, ou seja, os pais e responsáveis pelos alunos podem escolher se enviarão os estudantes para escolas ou se irão mantê-los no ensino remoto.

No início de maio, depois de mais de um ano, cerca de 200 escolas retomaram as atividades com parte dos alunos em casa e outra nos colégios.

Já em 24 de maio, mais 600 escolas estaduais espalhadas por 200 cidades paranaenses retomaram as atividades presenciais. Ao todo, 40 mil alunos voltaram a frequentar as salas de aula.

Protocolos

O modelo híbrido prevê que parte das aulas aconteçam presencialmente e outra parte pela internet. Segundo o governo, as salas de aula onde o modelo híbrido for realizado estarão equipadas com acesso à internet e computador.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), também serão seguidos os seguintes protocolos:

  • Distanciamento de 1,5 metro entre os alunos;
  • Disponibilização de álcool em gel para estudantes e funcionários das escolas;
  • Uso obrigatório de máscara dentro do colégio;
  • Aferição de temperatura na entrada das escolas;
  • Termo de autorização assinado pelo responsável legal.

Segundo a secretaria de Educação, os alunos que não têm estrutura de internet para acompanhar as aulas pela internet de casa serão priorizados para as atividades presenciais.

Fonte: G1