Correio dos Campos

Mãe e filho recebem alta de hospital no mesmo dia após dois meses internados com Covid-19: ‘Somos um só’

De acordo com a família, Lilian Gnata, de 63 anos, dedicou a vida para cuidar do filho Rogério, de 33 anos, que é autista. Os dois ficaram internados na mesma UTI, em Curitiba.
28 de janeiro de 2021 às 14:40
Rogério, de 33 anos, e Lilian, de 63, passaram dois meses internados por complicações da Covid-19, em Curitiba. (Foto: Arquivo pessoal)

Após dois meses internados juntos por conta das complicações da Covid-19, mãe e filho tiveram alta do hospital na quarta-feira (27), em Curitiba.

Lilian Gnata, de 63 anos, e Rogério, de 33 anos, moradores de Morretes, no litoral do Paraná, tiveram diagnóstico da doença praticamente ao mesmo tempo, em novembro.

De acordo com João Carlos Gnata, que é irmão de Rogério e filho de Lilian, o quadro de saúde dos dois evoluiu rápido, e mãe e filho tiveram que ser internados juntos.

Segundo o irmão, Rogério tem autismo, e a vida da mãe foi toda dedicada a ele. “Eles se cuidaram muito para não se infectarem, mas aconteceu. E até neste momento, eles estiveram juntos”, afirmou.

“Nós somos uma alma só, provavelmente somos um só”, disse Lilian, ao receber alta.

Tratamento

De acordo com a médica Fernanda do Carmo Stefani, o tratamento dos dois foi complicado.

“Eles ficaram muito graves. Os dois foram para a ventilação mecânica, tiveram internações com complicações”, disse a médica.

Rogério chegou a sair da UTI antes da mãe, mas piorou ao longo da recuperação e precisou voltar para o tratamento intensivo.

“Chegou momento em que ele passou a cantar na UTI. E o primeiro movimento que a minha mãe fez após muito tempo internada foi quando eu perguntei se ela ouviu que ele estava cantando”, disse.

Lilian recebeu alta após 60 dias internada. Rogério, que foi internado alguns dias antes, saiu do hospital após 63 dias.

“Faz dois meses que eu não pego na mãe dele, não encosto nele. Mas eu tenho certeza que vamos continuar bem unidos, ainda mais”, disse a mãe.

Fonte: G1