Correio dos Campos

Hospital Regional de Telêmaco Borba tem obras concluídas

Já está encaminhado o processo para a gestão da unidade. Secretário da Saúde vistoriou a finalização dos trabalhos, que foram realizados em convênio com a Klabin
26 de maio de 2020 às 16:28
Secretario Saude Beto Preto visita hospital de Telemaco Borba. (Foto Gilson Abreu/AEN/PR)

AEN/PR – O Hospital Regional de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, teve concluídas as obras que o prepararam para receber pacientes da Covid-19. Já está encaminhado o processo para a gestão da unidade. O hospital é uma das três estruturas do Interior que tiveram conclusão acelerada pelo Governo do Estado para reforçar o enfrentamento à pandemia do coronavírus.

No hospital de Telêmaco Borba haverá a disponibilidade de 50 novos leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 40 de enfermaria. Até o final da pandemia, o atendimento será exclusivo para pacientes da Covid-19. Além de Telêmaco Borba, o hospital irá atender também pacientes de Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Tibagi e Ventania.

Nesta terça-feira (26), o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, esteve no local para verificar a finalização das obras. No encontro, a Klabin apresentou o investimento, de cerca R$ 1,5 milhão, em equipamentos e estruturas que fez no local.

A edificação foi inaugurada por diversas vezes desde 2010, mas ainda não recebeu nenhum paciente. “Essa unidade hospitalar é nova, mas precisava de reparos e manutenção. Com essa parceria entre o Governo do Estado e a Klabin, pudemos avançar, acelerar e em pouco mais de um mês disponibilizar leitos de UTI e de enfermaria voltados para os pacientes Covid-19”, disse Beto Preto.

TRÊS HOSPITAIS – O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário da Saúde anunciaram em abril a abertura de três novos hospitais para reforçar o suporte ao atendimento no período da pandemia.

Além de Telêmaco Borba, também os hospitais regionais de Ivaiporã (Vale do Ivaí) e Guarapuava (Centro-Sul), que tinham previsão de entrega para dezembro, tiveram obras antecipadas para oferecer novas leitos e fazer frente à pandemia. O Governo do Estado já trabalhava para concluir as unidades, dentro da estratégia de levar o atendimento à saúde mais perto das pessoas.

Em Telêmaco Borba, o convênio com a Klabin permitiu a aceleração da entrega. O investimento da empresa foi direcionado a equipamentos, adequação e manutenção de estruturas de segurança e obras civis.

Entre os itens estão caldeira, instalações elétricas, hidráulicas e de gases, compra e instalação de aparelhos de ar condicionado, adequação das iluminações internas e externa do hospital, entre outros.

SUPORTE – O diretor da Klabin, Arthur Canhisares, afirmou que a indústria tem uma política de integração com a comunidade. “A Klabin entende que este suporte para o sistema de saúde da região é fundamental no enfrentamento da Covid-19. Essa doação segue a nossa política de sustentabilidade e materializa nossa atuação como empresa cidadã”, declarou.

PARCERIA – O secretário Beto Preto destacou a parceria entre agentes públicos e privados para a reorganização do Hospital. “Uma parceria como esta precisa ser celebrada, ganha o governo, ganha a empresa e, principalmente, ganha a população que terá leitos próximos de casa”, disse ele.

Nos próximos dias, a instituição que será responsável pela gestão da unidade hospitalar receberá pacientes da região por meio do Complexo Regulador do Estado, através do Sistema Care.

RENOVADA – O Prefeito de Telêmaco Borba, Márcio Matos, enfatizou a importância da unidade hospitalar. “São mais de dez anos de espera. Estamos muito satisfeitos porque a cidade conta somente com hospitais particulares e há muitos pacientes que se deslocam diariamente para receber atendimento em diversas regiões do Estado”, disse ele.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na visita o diretor-presidente da Esporte Paraná, Hélio Wirbiski; o diretor-presidente da Funeas, Marcello AugustoMachado; o diretor-geral da Paraná Edificações, Lucas Grubba Pigatto, e o diretor de Gestão em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde, Vinícius Filipak.