Correio dos Campos

Capal realiza pré-assembleias com produtores e apresenta resultados da cooperativa em 2024

Assembleia Geral será neste sábado, dia 22, na matriz em Arapoti/PR; cooperativa já promoveu encontros em dez unidades de negócios
20 de fevereiro de 2025 às 11:15
(Crédito: Ana Claudia Pereira)

COM ASSESSORIAS – A Capal Cooperativa Agroindustrial prossegue com a sua tradição de diálogo e transparência com os produtores associados e realiza pré-assembleias em suas unidades de negócio. Os encontros apresentam todos os números referentes ao exercício da cooperativa no ano anterior, como faturamento bruto, receita líquida, recepção das culturas, quadro de cooperados, área assistida, entre outros resultados.

A importância das pré-assembleias é ter uma relação mais próxima com os cooperados atendidos por todas as unidades, esclarecer dúvidas particulares e se debruçar sobre as especificidades de cada região. No Paraná, Arapoti e as filiais de Carlópolis, Santana do Itararé, Joaquim Távora, Curiúva e Ibaiti recepcionaram os produtores, e no estado de São Paulo, os eventos aconteceram em Taquarivaí, Fartura, Itararé e Taquarituba.

O agricultor Renato Zambianco é cooperado da Capal há cerca de 10 anos e comenta que os números do balanço de 2024 foram melhores do que o esperado. “A apresentação tratou de toda a cooperativa, mas também abordou de uma maneira local, e é bom ter um contato individualizado, saber mais sobre a sua unidade. Desta forma, podemos fazer comparativos e saber se estamos melhorando e o que podemos fazer para crescer”, diz.

Para o secretário do Conselho de Administração da Capal, Emiliano Carneiro Kluppel, o ano de 2024 começou tímido e com muitos desafios, mas algumas áreas foram se destacando no decorrer do ano. “A perspectiva era de um resultado reduzido, porém alguns negócios começaram a alavancar os números, como o café, que ultrapassou a exportação de 1 milhão de sacas, e a intercooperação na Maltaria Campos Gerais”, declara.

Além de saberem os números totais da cooperativa e específicos de cada unidade, os cooperados participam ativamente das pré-assembleias manifestando suas opiniões nas votações prévias das pautas que serão oficializadas na Assembleia Geral Ordinária, que acontece neste sábado, dia 22, na matriz de Arapoti.