Correio dos Campos

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 30 de junho

1 de junho de 2020 às 14:42
(Divulgação)

IMPRENSA/Palmeira – A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada até o dia 30 de junho. Com isso, todos os palmeirenses pertencentes aos grupos prioritários que ainda não receberam suas doses, podem comparecer nas unidades de saúde para serem vacinados.

Apesar de o município ter ultrapassado os 100% de cobertura vacinal, os grupos compostos por crianças de 6 meses a 6 anos, professores, gestantes e adultos de 55 a 59 anos, ainda não atingiram a meta, que é de vacinar ao menos 90%.

Para atingir a meta de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde pede a colaboração de todos que fazem parte destes grupos, para que procurem sua unidade de saúde de referência para receber a vacina. Vale lembrar que o horário da vacinação das crianças deve ser agendada pelos responsáveis diretamente com as agentes comunitárias de saúde (ACSs), por telefone ou pelo Whatsapp da unidade de saúde.

Fazem parte dos grupos prioritários os idosos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais, caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativa, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência, professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, mulheres no pós-parto até 45 dias e pessoas de 55 anos a 59 anos de idade.

Desde o início da campanha deste ano até a manhã desta segunda-feira (1), 8.602 palmeirenses já foram vacinados, o que corresponde a 105,95% da população alvo, que é 8.119 pessoas.

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.