Correio dos Campos

Saúde investirá em UTI Móvel para transporte de casos graves

21 de maio de 2019 às 16:51
(Divulgação)

IMPRENSA/Palmeira – A Secretaria Municipal de Saúde vai investir R$ 259 mil em uma ambulância do tipo UTI Móvel. O investimento foi possibilitado pelo Programa do Plano de Auxílio aos Municípios do Paraná Cidade. O Município de Palmeira deverá entrar com contrapartida de R$ 96.580,00 para aquisição do veículo.

A nova ambulância UTI chegará equipada com, bolsa para kit de oxigênio acessórios para oxigenoterapia; conjunto completo composto de régua tripla; suportes para cilindro de oxigênio; suporte para cilindro de ar comprimido; cilindro de ar comprimido; kit de oxigênio terapia portátil; maca retrátil produzida com estrutura tubular de alumínio; jogo de ambus reanimadores de pressão positiva; conjunto mascara de venturi; aspiradores (rede, manual, elétrico e a bateria); suporte para soro; bomba de infusão com bateria; cardioversor portátil com bateria; colares cervicais; desfibrilador adulto/infantil; monitor multiparâmetros – ECG; laringoscópios de fibra ótica; kits cânulas endotraqueais; oxímetro de pulso; prancha de resgate adulto, infantil com cinto; respirador microprocessado neo/infantil/adulto; prancha de imobilização longa; e incubadora de transporte destinado a remoção de recém nascidos e prematuros de alto risco, baixo peso ou graves enfermidades.

De acordo com a secretária de Saúde, Fabiani Bach, a ambulância tem equipamentos essenciais para o transporte de pacientes com risco de vida. “Muitas vezes quando o paciente chega em estado grave é necessário fazer uma transferência rápida para hospitais de referência, e os equipamentos desta UTI Móvel são decisivos para o transporte com vida de pacientes em estado crítico”, comentou a secretária.

Ainda segundo Bach, a empresa vencedora da licitação de compra do veículo será contatada nesta semana para agendar a entrega do veículo. A nova ambulância será mais um apoio para a frota da Secretaria Municipal de Saúde, que recentemente adquiriu duas ambulâncias e um micro-ônibus para transporte de pacientes.