Correio dos Campos

Cartões corporativos garantem mais transparência nos gastos de adiantamentos de servidores

24 de maio de 2018 às 11:02
Foto: Prefeitura de Palmeira

IMPRENSA/Palmeira – Em reunião realizada na quarta-feira (23), na Secretaria Municipal de Finanças, o Banco do Brasil entregou o 1º lote de cartões corporativos que serão utilizados por servidores da Prefeitura de Palmeira que efetuam atividades externas e viagens e que dependem de adiantamentos a fim de custear despesas como alimentação, pequenos consertos em veículos e outras de pequeno vulto.

Estiveram presentes na reunião o secretário municipal de Finanças, Eloir José Voichicoski, os diretores Everton Luiz de Paula Nunes e Julia Moura, e os gerentes do Banco do Brasil, Carlos Busarello e Heron Severo Moleta.

Com o cartão os servidores que necessitam de adiantamentos para viagem terão o mesmo trâmite de autorização do valor, porém, o servidor terá o crédito liberado no cartão e o valor será movimentado dentro da conta bancária do Município. Isso irá gerar maior agilidade ao servidor e controle ao órgão responsável, especialmente na finalização do processo de prestação de contas, onde o extrato do cartão irá evidenciar o saldo disponível no cartão, complementando com o valor da prestação de contas da despesa.

Atualmente, após a solicitação de despesa ser aprovada e publicada em diário oficial, o servidor recebe o valor em sua conta bancária e depois procede com prestação de contas da despesa e devolução do valor restante através de depósito em conta bancária para o município.

Para a diretora de Prestação de Contas Municipais e Transparência Fiscal, Júlia Moura, este processo gera inovação e otimização das atividades, especialmente na operacionalização dentro da Secretaria de Finanças. “Ganhamos tempo para focar em outras atividades porque este processo será um facilitador para nós dentro da secretaria e também para o servidor que utilizou o adiantamento’’.

Voichicoski também reforça que a utilização desta tecnologia gera maior transparência na finalização do processo de prestação de contas. “A utilização do cartão permite gerar relatórios com detalhamentos personalizados, que facilitam a contabilidade e o controle das despesas. Ressalto que todas as notas gastas com adiantamento e o processo em si estão disponíveis no portal da transparência do Município, de maneira clara e objetiva, de fácil acesso para todos os cidadãos palmeirenses’, esclareceu

Conforme informou a gerência do Banco do Brasil durante a reunião, o município de Palmeira é pioneiro em implantar essa operação para adiantamentos de viagens, ficando como referência para a região. O primeiro lote de cartões será entregue aos servidores através das secretarias municipais durante a próxima semana e o segundo lote chegará em aproximadamente 30 dias.