Correio dos Campos

Prefeito assina adesão de Palmeira ao Programa Municipal de Atração de Investimentos

26 de julho de 2017 às 10:31

O prefeito Edir Havrechaki assinou na tarde de terça-feira (25) o contrato de adesão de Palmeira ao Programa Municipal de Atração de Investimentos (PMAI), criado pela Agência Paraná de Desenvolvimento (APD). O programa visa tornar o município mais atrativo, eficiente e seguro para investidores, além de melhorar o ambiente de negócios e de gestão.

Além de Havrechaki, também participaram da solenidade de assinatura do contrato o CEO da APD, Adalberto Neto, os assessores técnicos Jean Carlos Alberini e Onildo Benvenho, o secretário municipal de Urbanismo, Fabiano Bishop Cassanta, o diretor de Indústria e Comércio, Eloir José Voichicoski, e o diretor do Trabalho e Emprego, Luis Alfredo Slusarz.

O PMAI é executado em 2 etapas, transformando a maneira de atrair investimentos, resultando num diagnóstico amplo, numa governança integrada e num plano de prospecção efetivo.

A primeira etapa é o planejamento para o desenvolvimento econômico, que conta com a elaboração de diagnóstico socioeconômico do município, mapeamento de demandas e gargalos por meio de oficinas para a promoção do desenvolvimento econômico sustentado do município e um projeto para a promoção do desenvolvimento econômico sustentado.

A segunda etapa é o plano de atração de novos investimentos, com seleção dos setores prioritários e estruturação da proposta de valor pautados nos resultados do mapeamento, mapeamento das cadeias produtivas, definição das vocações econômicas do município e da estratégia para atração de novos investimentos empresariais e a estruturação e entrega do Plano Estruturado de Prospecção.

De acordo com Neto, é importante que todos os setores da Prefeitura que estejam envolvidos com o Programa se esforcem ao máximo, assim como os demais parceiros do projeto, como associações e empresas. “Deste modo, com a união e colaboração de todos, será possível extrair o máximo do programa. Os municípios que investem em promoção de desenvolvimento econômico e promoção de investimentos atraem até três vezes mais indústria a empregos, e é isso que queremos para Palmeira”, comentou.

Havrechaki demonstrou otimismo com a adesão do Município ao PMAI. “Estamos otimista com os projetos que estão sendo desenvolvidos em Palmeira e acredito que com o Programa atrairemos ainda mais investimentos, refletindo em mais emprego, renda e desenvolvimento para Palmeira”, destacou o prefeito.