Correio dos Campos

Administração municipal divulga programação da Semana da Pátria 2022

12 de agosto de 2022 às 09:17
(Foto: Divulgação/PMJ)

COM ASSESSORIAS – Com a passagem do período crítico de pandemia, a administração municipal jaguariaivense retoma a programação com a participação do público na Semana da Pátria. O objetivo das festividades é o de celebrar a Independência do Brasil e promover o sentimento de orgulho, amor e devoção ao Brasil e seus símbolos pátrios.

Através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), e apoio das demais secretarias, a comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil e culto aos símbolos pátrios inicia em 26 de agosto, culminando com o grande Desfile Cívico Temático no dia 7 de setembro.

No dia 26 a equipe do Departamento de Cultura da SMECEL realiza o lançamento da Semana da Pátria, com distribuição de adesivos alusivos a partir das 9 horas, em frente à Praça Getúlio Vargas.

Uma missa, a partir das 7 horas, na Capela São José Operário, no Jardim Samambaia, dá continuidade à programação. Da igreja sairá a chama da Corrida de Revezamento do Fogo Simbólico, que passará por várias mãos durante o percurso até o bairro Primavera e chegada à Praça Getúlio Vargas.

Em frente à Estação Cidadã Agente Durvalino de Azevedo (antiga estação ferroviária) haverá concentração para a solenidade de acendimento da Pira da Pátria. Esta solenidade, que deve ser acompanhada pela comunidade, autoridades e visitantes da região, está marcada para às 10 horas.

De 1º a 7, todos os dias, em frente da Estação Cidadã, alunos das escolas municipais, urbanas e rurais, Cemei’s, escolas estaduais e particulares, junto às demais autoridades e população em geral, participam de cerimônias de hasteamento e arriamento das bandeiras em frente à estação. No mesmo local, o Fogo Simbólico será guardado, durante toda a semana, por funcionários municipais e voluntários da comunidade que se revezarão a cada meia hora.

O Desfile Cívico Temático de 7 de setembro na Avenida Antônio Cunha será a partir das 9 horas, logo após a cerimônia de hasteamento das bandeiras em frente à Estação Cidadã.

Vale lembrar que desde 2009 a administração municipal fez um grande resgate da programação cívica em comemoração à Independência e valorização da Pátria, com a promoção de programação especial, envolvendo principalmente as crianças, que participam das apresentações culturais temáticas e desfile cívico. Nestas oportunidades, além de conhecerem grupamentos convidados das Forças Armadas e grupos que representam as instituições, órgãos públicos, indústria e comércio local, vivenciam o sentimento de pertencimento à sua comunidade e país.