Correio dos Campos

Jaguariaíva abre solenidades da Semana da Pátria

1 de setembro de 2021 às 18:07
(Foto: Divulgação/PMT)

COM ASSESSORIAS – A cidade de Jaguariaíva abriu nesta quarta-feira, 1º, a programação comemorativa à Semana da Pátria. As solenidades iniciaram pela manhã, com o desfile pelas ruas da cidade do Fogo Simbólico da Pátria. A condução da chama, colhida no Círio Pascal da Igreja Mariz São Francisco de Assis e Santa Terezinha do Menino Jesus, ficou por conta do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros.

Às 10 horas, na Estação Cidadã Agente Durvalino de Azevedo, a tocha foi entregue pelo soldado Marcus Vinícius Meleta ao vice-prefeito Adilson Passos Felix, que representou a prefeita Alcione Lemos na cerimônia. Ele acendeu a Pira da Pátria e abriu as festividades cívicas, conclamando a população a levar consigo o amor à Pátria e luta por um Brasil melhor.

Deixaram mensagens na abertura dos trabalhos o secretário de Governo, Ghiovanny Lorusso, a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), Erla Maria Ribeiro de Mello, e o diretor de Cultura da SMECEL, Vinícius Schadner Pereira.

Reflexão sobre a importância da Semana da Pátria, que marca a independência e soberania do país, foi feita pela secretária Erla. Ela lembrou que a programação alusiva, voltada ao resgate ao patriotismo, cidadania e seus valores, foi iniciativa do prefeito Otélio Renato Baroni em 2009, juntamente com a professora Alcione Lemos, secretária de Educação na época. Concluiu dizendo que os jovens, geração do futuro, devem ter o compromisso de manter as conquistas de liberdade do Brasil, bem como fazer o seu papel na busca de uma sociedade melhor para todos.

O secretário Ghiovanny Lorusso, após transmitir o abraço da prefeita Alcione Lemos às autoridades presentes e pessoas que acompanhavam a transmissão ao vivo pela internet, observou que há 199 anos, o Brasil vivia uma semana conturbada, mas que as decisões tomadas levaram o Brasil à independência de Portugal. Registrou que a administração municipal continua, principalmente na Semana da Pátria, com iniciativas para promover, sobretudo entre as crianças, o patriotismo e o orgulho de ser brasileiro.

Conforme o diretor Vinícius, devido às restrições para aglomeração, não haverá o desfile cívico temático e as celebrações que estão sendo feitas seguem todos os protocolos vigentes contra a Covid-19. Aproveitou a oportunidade, na abertura do evento, para agradecer e enaltecer aos profissionais da saúde, por estarem na linha de frente, bravamente acolhendo e cuidando dos pacientes na pandemia.

Programação – As cerimônias de hasteamento e arriamento dos pavilhões, ao som dos hinos pátrios, às 8h e 17h respectivamente, bem como apresentações culturais alusivas à Semana da Pátria ocorrem até dia 7. Elas serão transmitidas em tempo real pelo Facebook da Prefeitura, contando ainda com a cobertura da Rádio Jaguariaíva FM.
Até dia 7 será feita também a Guarda do Fogo Simbólico da Pátria, por duplas de funcionários municipais, com revezamento a cada 30 minutos, a partir das 8h. A programação do evento, organizada pela SMECEL, inclui ainda homenagens aos profissionais de saúde neste ano.