Correio dos Campos

Jaguariaíva realiza conferência e elabora com participação popular novo plano para a saúde municipal

9 de julho de 2021 às 18:05
(Foto: Divulgação/PMJ)

COM ASSESSORIAS – A administração municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Municipal da Saúde (CMS), realizaram a 14ª Conferência Municipal da Saúde nesta quinta (8). O tema central neste ano foi a elaboração do Plano Municipal de Saúde 2022-2025, elaborado com sucesso, contando com o apoio popular e representativo do SUS.

Devido à pandemia, os debates e promoção da participação de todos os segmentos envolvidos no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo eles usuários, trabalhadores, prestadores de serviços e gestores, ocorreu de forma virtual.

Do auditório do Departamento de Ensino Profissionalizante, onde o grupo de direção dos trabalhos se posicionou, a secretária municipal de Saúde, Amália Cristina Alves, explicou que, mesmo de forma remota, a finalidade da conferência foi a de analisar a situação da saúde de Jaguariaíva, nos aspectos epidemiológicos, sociodemograficos e econômicos, bem como os avanços e desafios do sistema e dos serviços prestados. “Só conseguimos atingir o objetivo quando trabalhamos em equipe, para sempre melhorar o atendimento aos cidadãos jaguariaivenses”, observou.

Sempre atenta às demandas e possibilidades de aprimoramento da saúde pública, a prefeita Alcione Lemos, participou ativamente das discussões e encaminhamentos para a versão final do novo plano. Na oportunidade ela falou da importância da participação de todos no direcionamento das ações para o SUS. “Num momento atípico, em meio a pandemia da COVID-19, quando nos reinventamos a cada momento e nos adaptamos a essa nova realidade, mesmo de forma remota e respeitando todas as restrições, podemos participar de uma importante conferência, muito bem planejada e organizada, colocando em prática esse importante instrumento democrático de participação popular”, disse.

A prefeita também manifestou solidariedade às famílias das vítimas da COVID-19 e valorizou os trabalhadores da linha de frente, falou da continuidade das ações de contenção do agravamento da pandemia no município e reafirmou seu compromisso com fortalecimento da saúde pública municipal.

“Nossas lutas têm sido constantes no sentido de buscar cada vez mais os melhoramentos necessários ao setor que se dedica a salvar vidas e a restituir a saúde de todos aqueles que procuram por atendimento. E nesse momento de debates e discussões, é importante destacarmos a atenção que temos dispensado a esse setor, com investimentos significativos na área da saúde, abrangendo todos os seus equipamentos, como o hospital, as unidades de saúde, laboratório, fisioterapia, Caps, farmácias, entre outros”, disse a prefeita.

Resultados – Antes da conferência, entre 9 e 25 de junho, houve espaço via formulário disponível no site oficial do município para que as partes interessadas opinassem, respondendo perguntas relacionadas a cada eixo-temático. No dia 8 foram então apresentadas as propostas para o novo Plano Municipal de Saúde, com alinhamento às diretrizes do Plano de Governo da prefeita Alcione Lemos.

Entre os itens elencados, que ainda precisam ser deliberados pelo Conselho Municipal de Saúde, está a construção de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) no Loteamento Portal do Sertão. O objetivo é atender à demanda dos moradores desta área e dos bairros Primavera I, II e III.

Também foi registrado no plano a reforma e ampliação da UBS Dr. Domingos Cunha, no Santa Cecília, visando elevar a qualidade e capacidade de atendimento aos usuários, além de oferecer melhor estrutura aos profissionais de saúde que atuam na unidade. Estão contempladas a continuidade da manutenção dos programas desenvolvidos pela SEMUS e a ampliação da cobertura da Estratégia Saúde da Família. Entre os outros objetivos estão ainda o aprimoramento no atendimento de urgência a pacientes de saúde mental e a reestruturação do Hospital Municipal Carolina Lupion.

Durante a conferência ocorreu processo para a formação do novo Conselho Municipal de Saúde, gestão 2021-2023, substituindo a equipe anterior, presidida pela enfermeira Lidiane Maria da Silva. Entre os novos componentes estão representantes de usuários, trabalhadores, prestadores de serviço e gestores do SUS. A presidência ainda será definida nas próximas reuniões do conselho.