Correio dos Campos

Prefeitura de Jaguariaíva inicia entrega de obras de final de ano pela revitalização da Praça Izabel Branco, na Cidade Alta

2 de dezembro de 2020 às 17:04
(Foto: Divulgação/PMJ)

COM ASSESSORIAS – Mantendo a tradição de entregar obras no mês do Natal, a administração municipal organiza a entrega de algumas obras que já estão concluídas. A primeira foi a revitalização da Praça Izabel Branco e Silva, na Cidade Alta, no final da tarde de terça-feira, 1º.

Devido às medidas restritivas de Covid-19, mesmo ao ar livre, poucas pessoas acompanharam de longe a entrega oficial da praça, ladeada pelo Santuário Bom Jesus da Pedra Fria e o Centro Administrativo Prefeito Otélio Renato Baroni, sede da prefeitura. Entre elas alguns secretários e servidores municipais e moradores da Cidade Alta.

No novo coreto, totalmente restaurado, deixaram mensagens o prefeito José Sloboda (Juca), vice-prefeita Alcione Lemos, arquiteta Julianna Pedroso Mendes, Padre Maycon José da Silva e o historiador Rafael Pomim Lopes, que falou sobre a origem do local.

Realizada com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva, a revitalização dos 3.350 m² da Praça Izabel Branco teve investimentos de perto de R$377 mil. Segundo o prefeito Juca, a obra teve o desafio de mesclar modernidade ao centro histórico do município, agregando conforto e beleza ao ambiente, sempre com respeito ao dinheiro público.

“Trazer modernidade a um local como esse, que foi onde Jaguariaíva nasceu, causa impacto, mas fizemos tudo para preservar sua história e cultura resgatar o orgulho do jaguariaivense”, disse. O prefeito citou que entre o que foi preservado estão as paineiras, cujas mudas foram adquiridas em 1908 e acrescentou que a população tem compreendido que revitalizações como a da Praça Izabel Branco e as feitas, por exemplo, na ponte de acesso à Cidade Alta, Praça Getúlio Vargas, Rua Prefeito Aldo Ribas, e outras, vieram para melhorar a mobilidade urbana e o bem estar coletivo.

Marco inicial do município, a Praça Izabel Branco foi construída no final do século XIX, em terras doadas por Izabel Branco e Silva. A vice-prefeita e prefeita eleita no último pleito, Alcione Lemos, observou que ao longo dos anos, nesse lugar já houve muitos encontros e desencontros, e que no momento da entrega da obra o momento era de satisfação por contemplar as melhorias trazidas ao espaço histórico de grande importância ao jaguariaivense. “Houve alguns percalços, mas com nossa equipe comprometida conseguimos vencê-los e fazer tudo isso que vemos hoje acontecer”, pontuou a vice-prefeita, destacando ainda a funcionalidade e beleza do espaço público ora renovado.

Serviços – Substituição do pavimento, restauração do coreto, estacionamento em 45 graus, canteiros, mobiliário urbano, iluminação e criação de novas áreas de convivência e acessibilidade estão entre as intervenções do projeto de revitalização entregues. A arquiteta responsável técnica, Julianna Mendes, representando a equipe da Secretaria de Infraestrutura e Habitação (Smih), enalteceu o trabalho de todos que trabalharam incessantemente para vencer os obstáculos e entregar a obra na data prevista, salientando o empenho dos servidores da mão-de-obra.

Agora revitalizada a praça deve continuar a ser ponto de interação e recreação da comunidade, somando ainda mais beleza, segurança e benfeitorias que permitem o acesso à praça, igreja e prefeitura, inclusive pelos cadeirantes e demais portadores de necessidades especiais. Foi o que observou o pároco Maycon, que na oportunidade pediu a renovação das bênçãos divinas a todos que passarem pelo espaço público.

Ao final do ato oficial o prefeito Juca anunciou que nos próximos dias haverá novas entregas de obras e serviços. São eles a FM Jaguariaíva, Serviço de Convivência Primavera, pavimentação da Vila Edite, reformas das UBS’s do Espigão Alto e Cerrado da Roseira, asfaltamento no Jardim Primavera e, com previsão para ainda para este ano, o Mercado Municipal – Beco do Pessa.