Correio dos Campos

Com Ambulatório de Oftalmologia, Saúde Municipal realizou 23 cirurgias neste fim de semana

3 de março de 2020 às 12:00
Foto: divulgação

COM ASSESSORIAS – No último domingo, 01, a gestão municipal de Jaguariaíva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), iniciou a realização de cirurgias oftalmológicas nos pacientes do ambulatório da especialidade.

Ao todo foram realizados 23 procedimentos no Hospital Carolina Lupion, entre eles cirurgias de catarata e exérese de pterígio.

De acordo com a secretária Amália Cristina, houve um grande trabalho por parte da administração municipal para contemplar pacientes que aguardam por muito tempo por estes procedimentos, tendo em vista que algumas faixas etárias não são contempladas nas agendas dos prestadores estaduais, para as quais hoje são priorizados os atendimentos a pacientes com idade superior a 50 anos.

O Ambulatório de Oftalmologia da SEMUS é destinado exclusivamente aos pacientes residentes em Jaguariaíva. Os atendimentos tiveram início no mês de janeiro de 2020, por meio de mutirões, visto que hoje a especialidade é uma das maiores demandas do setor de regulação. Inicialmente foram agendadas as consultas para os pacientes que já se encontram em lista de espera, respeitando-se a ordem cronológica de inclusão. Os pacientes que são triados e apresentam a necessidade da realização do procedimento cirúrgico, cirurgia de catarata ou exérese de pterígio, são encaminhados para realização dos exames pré cirúrgicos para então realizarem a cirurgia.

O encaminhamento para esse serviço se dá através do reconhecimento da necessidade na Unidade Básica de Saúde, que fará a solicitação da consulta na especialidade. Com o encaminhamento e a cópia dos documentos em mãos, o paciente deverá dirigir-se ao setor de Regulação e Agendamento da SEMUS, que fará sua inclusão na fila de espera e posteriormente o agendamento da consulta com o especialista.