Correio dos Campos

Jaguariaíva investe em orientação e kits de higiene bucal para crianças das escolas e cemeis

13 de agosto de 2019 às 14:19
(Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – A Prefeitura de Jaguariaíva já iniciou a entrega de mais de 3.500 kits de higiene bucal nas escolas e cemeis da área urbana e rural. A ação é parte do Programa Jaguariaíva Sorriso Infantil, da Prefeitura Municipal, que de maneira lúdica e interativa, ensina bons hábitos de saúde bucal desde os primeiros anos de vida.

O programa é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece). No lançamento, que ocorreu na última quinta, dia 8, na Escola Municipal Júlio de Mesquita, bairro Primavera, estiveram presentes o prefeito José Sloboda, secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte e vice-prefeita, Alcione Lemos, secretária de Saúde Amália Cristina Alves, coordenadora de Saúde Bucal, Caroline de Azevedo Fanha Stalhschmidt e equipe, pais, alunos, professores e representantes do campus do IFPR.
Somente nos kits de saúde bucal, a prefeitura, através da Smece, investiu mais de R$41 mil. Eles contém escova, fio e cremes dentais, estojo para guardar os itens e revista educativa. Neste ano o projeto, em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), traz como novidade peça teatral infantil com a mensagem da importância da escovação e cuidados diários com os dentes.

Encenado pelos estudantes do IFPR, o teatro será reprisado em todas as escolas do município até dia 30 deste mês. Em anos anteriores o Projeto Jaguariaíva Sorriso Infantil apresentou às crianças a mensagem educativa através de filmes, coreografias e exposição sobre doenças periodontais, cavidade bucal, alimentação saudável e problemas causados pelos doces e guloseimas na deterioração dos dentes. O Sorriso Infantil, desenvolvido desde 2010 em Jaguariaíva, já registra bons resultados como a melhora na saúde bucal das crianças, com diminuição do número de intervenções odontológicas na faixa etária atendida como obturações.