Correio dos Campos

Inscrições do V Concurso de Declamação de Poesias estão abertas

23 de maio de 2019 às 09:33

IMPRENSA/Jaguariaíva – A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), através do Departamento de Cultura, inscreve até o dia 3 de junho para seu V Concurso de Declamação de Poesias. As inscrições do concurso, que ocorre nos dias 7 e 8 de junho no Cine Teatro Valéria Luercy, devem ser feitas gratuitamente na Biblioteca Pública Municipal Mary Camargo ou no Espaço Cultural Maria Timm.

Com o concurso a Smece, através do Departamento Municipal de Cultura, visa motivar a leitura, contribuir para a troca de experiências literárias e também comemorar o aniversário da poetisa jaguariaivense Mary Camargo, que dá nome à biblioteca municipal. O público-alvo do evento são alunos de escolas da rede estadual, federal e particular, entre 10 e 18 anos, e também crianças de turmas de 5º anos das escolas municipais. As declamações serão de poesias de autores consagrados e também autorais.

Haverá premiação para o primeiro, segundo e terceiro colocado, para cada dia de evento, nas duas modalidades (Autoral e Autores Consagrados), sendo um livro, troféu para o primeiro e medalha para segundo e terceiro colocado nas categorias. Também serão oferecidos ingressos para o Cine Teatro Municipal Valéria Luercy aos três primeiros colocados em cada categoria.

Homenagem –  Mary Camargo é o nome literário da professora normalista Marieta Camargo Turek. Nascida em 7 de junho de 1906 em Jaguariaíva, foi pioneira local e entusiasta na arte da escrita e declamação poética. Atingiu reconhecimento estadual e nacional com seu trabalho e participação em importantes instituições literárias. Faleceu em 5 de junho de 1983 e até hoje é reverenciada como importante incentivadora cultural no município.

Hoje a Biblioteca Municipal Mary Camargo funciona em novo endereço, na Rua Prefeito Aldo Sampaio Ribas 44, Cidade Alta. Em 2009 esta biblioteca foi totalmente revitalizada, com locação de espaço adequado no centro da cidade e aquisição de diversos títulos. Já o Espaço Cultural Maria Timm, onde também estão sendo feitas as inscrições do concurso, tratava-se de ruínas, e também foi reconstruído pela administração municipal. Ele fica anexo ao Museu Municipal Conde Francisco Matarazzo, no Km 213 da PR-151.