Correio dos Campos

Jaguariaíva recebe Selo Bronze de qualidade em unidade de saúde

1 de março de 2018 às 15:41

IMPRENSA/Jaguariaíva – O prefeito municipal, José Sloboda, recebeu nesta semana em Ponta Grossa, o selo de qualidade da atenção primária. A certificação faz parte do projeto de Tutoria da Secretaria de Estado da Saúde, que reconhece o trabalho realizado nas unidades básicas de saúde no fortalecimento dos atendimentos de atenção primária. A Unidade Básica de Saúde Dr. Américo Faustino de Carvalho foi a indicada para a avaliação.

Na região Jaguariaíva é uma das três cidades certificadas com o selo, ao lado dos municípios de Castro e Palmeira. Jaguariaíva recebeu o selo na categoria Bronze, que significa a segurança do paciente. As outras categorias são Prata, que simboliza a qualidade nos processos de trabalho e ouro, resultado da saúde de qualidade para a população.
Implantada em 2014, a ação engloba mais de 500 unidades de saúde do Paraná, em 308 municípios. Todo o trabalho é orientado e acompanhado por profissionais das regionais de saúde. A ideia é aprimorar a gestão da qualidade dos serviços prestados através de capacitação e mudanças no modelo de gerenciamento de riscos, processos e resultados.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, para que Jaguariaíva fosse contemplada com o selo de qualidade, a Unidade de Saúde Dr. Américo Faustino de Carvalho passou por uma avaliação criteriosa. Estrutura física, espaços dentro da unidade, processos de trabalho e principalmente o atendimento recebido pela população foram avaliados. Prefeitos, secretários de saúde, servidores de unidades de saúde e representantes da Regional de Saúde participaram da cerimônia de entrega dos certificados, realizada na sede do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Acompanhou o prefeito José Sloboda na cerimônia a secretária municipal de Saúde, Amália Cristina Alves, a enfermeira e membros da equipe da Unidade de Saúde Dr. Américo Faustino de Carvalho, Afrine Tolkmith.