Correio dos Campos

Obras de revitalização e readequação viária contemplam Cidade Alta

26 de fevereiro de 2018 às 18:16

IMPRENSA/Jaguariaíva – As obras de pavimentação, readequação do trânsito e revitalização viária continuam a ser feitas em vários pontos do município. Na Cidade Alta está em andamento um trabalho de adequação viária no entorno da Casa da Cultura. A obra, executada com equipe própria, vem concretizar mais uma ação de implantação do Plano de Mobilidade de Jaguariaíva.

Realinhamento de faixas de rolagem, readequação e melhor distribuição da dimensão dos passeios, acessibilidade e sinalização viária horizontal e vertical estão entre os serviços deste projeto. “A proposta de realinhamento das faixas de rolagem no local possibilitará um melhor escoamento do trânsito, diminuirá os conflitos de fluxos, tendo em vista que a região concentra importantes equipamentos públicos urbanos e a movimentação de diversas tipologias de desclocamento é intensa”, explica a arquiteta da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação do município, Julianna Pedroso Mendes.

Com a alteração da dimensão dos passeios (calçadas), adequando-as às dimensões mínimas exigidas por normas vigentes, a prefeitura possibilitará a melhoria na acessibilidade, atendendo principalmente às necessidades dos usuários do Hospital Carolina Lupion. Neste sentido, o projeto inclui ainda o reposicionado de ponto de táxi, para melhorar as condições do paciente do hospital que necessita desses serviços. “Hoje o paciente para utilizar os serviços do táxi tem a obrigatoriedade de atravessar a via de maior movimento, o que lhe coloca em risco”, observa Julianna.

Outra questão é que o local em obras é seccionado pelo trajeto do transporte coletivo. “Até então os pontos de ônibus de sentidos opostos existentes na rua Sebastião Xavier Sobrinho estavam alinhados e em certos horários os ônibus se encontravam, travando momentaneamente o fluxo de veículos na região. O aumento da dimensão dos passeios possibilitará a relocação dos pontos, melhorando o fluxo de veículos e trazendo mais segunça ao transeunte, tanto no deslocamento nos passeios, quanto na travessia da via, onde téra mais visibilidade”, informa a arquiteta.

Também será implantada no local as devidas sinalizaçãoes viárias, horizontal e vertical, de acordo com a normativas. A Prefeitura Municipal de Jaguariaíva, através da Secretaria de Infraestrutura e Habitação, pontua que se futuramente a localidade necessitar de intervenções a mesma será executada, visando proporcionar qualidade de mobilidade urbana.

Recape – Ainda na Cidade Alta, próximo ao Hospital Municipal Carolina Lupion e Casa da Cultura, estão programados para iniciar em breve os serviços de recapeamento asfáltico, na Rua Prefeito Aldo Sampaio Ribas.

O recape contempla uma área de 5.563,28 m2, no trecho compreendido entre as ruas Marieta Camargo e Fortunato Pedroso. O investimento é de R$ 356.800 mil, oriundos de emenda parlamentar destinada à Jaguariaíva através do deputado federal Aliel Machado.