Correio dos Campos

Cadastro de imóveis foi atualizado via georreferenciamento em Jaguariaíva

5 de julho de 2017 às 18:54

Foi realizada neste ano em Jaguariaíva a atualização de cadastro imobiliário, com o objetivo de alinhar a base de dados ligada à arrecadação de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) ao retrato atual da cidade. Para o procedimento foi contratada uma empresa especializada em georreferenciamento.

A ação foi necessária porque o cadastro era antigo, visto que o último serviço neste sentido data de 1994. Com isso muitos imóveis constavam uma determinada metragem, porém, na realidade, tinham passado por ampliações ou alterações de características. Além disso, terrenos vazios passaram a ter áreas construídas, devendo refletir na arrecadação.

De acordo com imagens aéreas e sistema informatizado, foi diagnosticado que, num universo de 7 mil imóveis, entre 4 a 5 mil tiveram acréscimo na  área construída. Em se tratando de terrenos antes vazios, 2.231 agora têm edificações.

Os novos carnês do IPTU com os valores atualizados via georreferenciamento devem ser entregues a partir da segunda quinzena de julho. Já o pagamento da primeira parcela tem previsão de vencimento para 12 de agosto. Conforme o Departamento de Tributação da prefeitura o IPTU não teve aumento, mas correção inflacionária.

Campanha – Neste ano os contribuintes que quitarem pontualmente seu IPTU novamente terão direito a cupons para concorrer ao sorteio de prêmios no final do ano, através da campanha “Jaguariaíva em Recuperação Fiscal”. Serão distribuídos até 11.837 cupons, que preenchidos e depositados nas urnas darão direito a concorrer ao sorteio de um carro, uma moto e cinco televisões Smart.

A novidade nesta terceira edição da campanha é que, além do IPTU e nota fiscal do ISSQN, de valor igual ou superior a 50% da Unidade Fiscal do Município (R$ 51,86), o emplacamento de veículo de outra cidade em Jaguariaíva também dará direito aos cupons da campanha. O procedimento vale para veículos transferidos após 20 de junho deste ano. A retirada dos cupons deve ser feita na prefeitura, no Departamento de Tributação.