Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Aumento da pista tornará aeroporto de PG apto para receber jatos

Nova concessão prevê aumento da pista para permitir operação sem restrições de jatos regionais, comemora Elizabeth

Aumento da pista tornará aeroporto de PG apto para receber jatos
(Imagem: Divulgação/PMPG)
Publicidade

COM ASSESSORIAS - A prefeita Elizabeth Schmidt anunciou hoje que a pista do aeroporto Santana terá uma ampliação de 150 metros, permitindo com isso a operação de jatos regionais, como as aeronaves Embraer E2. A confirmação veio durante reunião com Ricardo Fonseca e Michele Cerqueira, da Secretaria de Aviação Civil, órgão do Ministério dos Portos e Aeroportos.

O anúncio é resultado de articulação da prefeita Elizabeth Schmidt e da sociedade civil organizada junto ao Ministério de Portos e Aeroportos. O edital de concessão está sendo alterado para contemplar ampliação de 150 metros da pista, além da implantação de áreas de giro nas duas cabeceiras, adequações que ampliam a capacidade operacional do aeroporto e possibilitam a operação de aeronaves de maior porte, incluindo a família Embraer E2 – que tem autonomia de 1.400 km, transporta até 136 passageiros e já opera em várias linhas nacionais.

A alteração atende a uma das principais reivindicações apresentadas pelo Município durante as discussões sobre a inclusão do Aeroporto Sant’Ana no Programa AmpliAR. Na proposta inicial, a futura concessionária não teria como obrigação a ampliação da pista, situação que gerou preocupação por parte da Prefeitura e de entidades do setor produtivo, uma vez que a infraestrutura seria um fator limitante para a expansão dos voos comerciais.

Para a prefeita Elizabeth Schmidt, o avanço representa uma conquista espetacular para Ponta Grossa e para toda a região dos Campos Gerais.

“Essa é uma vitória gigantesca para Ponta Grossa. Nós não aceitamos que o nosso aeroporto fosse concedido sem que estivesse garantido o investimento necessário para que ele pudesse crescer. Fomos ao Ministério, mostramos a necessidade da cidade e insistimos para que a infraestrutura estivesse prevista no edital. Agora temos um avanço concreto, que abre caminho para aeronaves maiores e para um aeroporto compatível com o tamanho e com o desenvolvimento de Ponta Grossa”, afirma a prefeita.

O Aeroporto Sant’Ana já está inserido em um processo de modernização. Em 2025, o Governo Federal anunciou R$ 35 milhões em investimentos para obras de infraestrutura, incluindo a ampliação da pista, novo terminal de passageiros, pavimentação do pátio e construção de taxiway.

A inclusão do aeroporto no Programa AmpliAR representa uma nova etapa para a estrutura aeroportuária de Ponta Grossa. O edital do programa é conduzido pelo Ministério de Portos e Aeroportos e prevê processos de concessão de aeroportos à iniciativa privada.

Dessa reunião on-line participaram também os secretários municipais de Infraestrutura, Luiz Henrique Honesko; de Projetos Estratégicos, Edgar Hampf, e o presidente do IPLAN, Rafael Mansani.

O próximo passo, adianta a prefeita, é manter a luta para a retirada do ramal ferroviário da zona aeroportuária, para que a pista possa receber ainda mais ampliações. Segundo a SAC, o prazo contratual da próxima concessão é de dez anos e, na sua revisão - caso os trilhos sejam retirados – é perfeitamente possível incluir essa previsão de ampliação.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura apresenta estudo e planos inovadores para a gestão das águas em Ponta GrossaPlanejamento prevê grandes transformações urbanas com novos parques, lagos e soluções de drenagem
Publicidade

Mais Lidas

Dentista do Paraná é preso suspeito de cometer estupro em consultório e chácara

Além do Top1: Lucas e Higor mantêm “Flash” em alta nas rádios e avançam nas plataformas

Aumento da pista tornará aeroporto de PG apto para receber jatos

CimSaúde leva capacitação à Piraí do Sul

Carreta do Programa “Agora Tem Especialidades” do Ministério da Saúde atende mulheres até 8 de março em Telêmaco Borba

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia