Correio dos Campos

Sete filmes para assistir com os filhos e ensinar sobre finanças

16 de janeiro de 2020 às 11:35
Foto: internet

COM ASSESSORIAS – Preparar crianças e jovens para terem controle da própria vida financeira é fundamental para o desenvolvimento de um adulto bem sucedido. De acordo com o especialista em finanças pessoais e consultor da Conquista Solução Educacional, Altemir Farinhas, a criança que recebe educação financeira já começa a entender mais sobre a realidade em que vive e está melhor preparada para o futuro.

“O importante é que ela comece a lidar com o dinheiro na vida real, nas coisas do dia a dia e os benefícios são inúmeros, pois atingem também a família”, explica Farinhas. Diferentes métodos de ensino podem ser utilizados para falar sobre finanças com os filhos – inclusive alguns bem divertidos.

Por meio de jogos, gibis, filmes, entre outros, crianças e adolescentes podem aprender novas maneiras de lidar com o próprio dinheiro e desenvolver interesse pela educação financeira e empreendedorismo.

Os filmes e séries são recursos interessantes para esse aprendizado – porque, em sua maioria, demonstram atitudes e hábitos de forma prática e carregam lições valiosas que podem ser trabalhadas pelos pais com os filhos. Confira sete sugestões de filmes que trazem alguma lição sobre finanças:

1. Os delírios de consumo de Becky Bloom (2009)

Na comédia baseada na série de livros “Delírios de consumo de Becky Bloom”, Rebecca mora em Nova York e tem o sonho de trabalhar para uma renomada revista de moda, mas sem sucesso. Inesperadamente, ela consegue um trabalho como colunista para uma revista financeira que pertence à mesma empresa. Sua coluna, que fala de economia fazendo alusão a itens de moda, torna-se um sucesso da noite para o dia, mas ela está a ponto de arruinar sua vida e sua carreira por ser uma compradora compulsiva.

2. Fome de Poder (2016)

O filme conta a história de ascensão da marca McDonald’s e mostra como o ex-vendedor ambulante Ray Kroc conseguiu transformar as lanchonetes dos irmãos Mac Donald na maior rede de fast-food do mundo. Apesar de algumas atitudes controversas do protagonista, com a história é possível aprender sobre coragem, persistência e inovação – e como esses elementos podem ser diferenciais para o empreendedorismo e sucesso financeiro.

3. À procura da felicidade (2007)

No filme, Chris Gardner enfrenta uma vida difícil. Despejado de seu apartamento, este pai solteiro e o filho não têm onde morar. Chris consegue um estágio não remunerado em uma firma de prestígio. Sem dinheiro, os dois são obrigados a viver em abrigos. A obra dá uma lição de alto impacto psicológico sobre a tragédia de quem não soube administrar o próprio dinheiro e teve que enfrentar as consequências disso.

4. Até que a sorte nos separe (2012)

Produção nacional, “Até que a sorte nos separe” foi inspirado de forma cômica no best-seller “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, e conta as aventuras de um casal que consegue, duas vezes, o quase impossível: ganhar na loteria. Porém, em dez anos, Tino, o fanfarrão, consegue gastar até o último tostão do dinheiro do prêmio, com uma vida de ostentação ao lado de sua família. Falido, é obrigado a aceitar a ajuda de Amauri, um consultor financeiro chato e muito econômico. O filme faz com que o público perceba que, mesmo com uma boa conta bancária, é preciso planejamento, controle e sabedoria ao gerir as finanças.

5. Vivendo com um dólar (2013)

Viver com apenas um dólar por dia é um desafio encarado por mais de 1,1 bilhão de pessoas no mundo. O documentário “Vivendo com um dólar” mostra quatro norte-americanos que escolhem viver essa experiência, por dois meses, na Guatemala, enfrentando problemas como a fome e a falta de saneamento. Com a intenção de sensibilizar as pessoas para as situações de extrema pobreza ao redor do mundo, o filme não mostra apenas uma nova forma de lidar com o dinheiro, mas, acima de tudo, faz questionar o real valor das coisas.

6. O Preço do Amanhã (2011)

Em um futuro próximo, o envelhecimento passou a ser controlado para evitar a superpopulação, tornando o tempo a principal moeda de troca para sobreviver e também obter luxos. Assim, os ricos vivem mais que os pobres, que precisam negociar sua existência, normalmente limitada a 25 anos de vida. O longa-metragem relaciona dois aspectos muito importantes para uma vida financeira saudável: a administração do tempo e do dinheiro. Com o artifício da ficção, os personagens mostram como a desigualdade econômica é um problema social.

7. Um Novo Plano (2014)

A Família de Matt Webster depositava sua alegria e seu sucesso em muitas compras, lindos carros e uma bela casa. Ele era respeitado pelos colegas e invejado como um homem que tinha tudo. Parecia que a vida era perfeita, até que tempos difíceis trouxeram à tona relacionamentos despedaçados e muita dor – frutos de uma vida com as prioridades invertidas, egoísmo e orgulho. Foi preciso a família chegar ao “fundo do poço” para que pudesse traçar um novo plano.