Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Paraná propõe novas regras para o ITCMD com foco na Reforma Tributária

Paraná propõe novas regras para o ITCMD com foco na Reforma Tributária
(Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O Governo do Paraná apresentou no dia 2 de dezembro de 2024 o Projeto de Lei 730/2024, que propõe mudanças significativas no Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD). A iniciativa visa alinhar a legislação estadual às diretrizes da Reforma Tributária, definida pela Emenda Constitucional 132/2023, e pode impactar heranças e doações no estado.

“Com a aprovação do Projeto de Lei, o Estado do Paraná deixará o modelo de alíquota fixa de 4% e passará a ter alíquotas de 2% a 8%, conforme o valor transmitido”, explica a advogada da Mazutti Ribas Stern Sociedade de Advogados, Paula Kantek Navarro.

Isenções com novos limites

Entre as mudanças, as isenções passam a ter novas limitações:

Heranças de imóveis únicos usados como moradia terão isenção limitada a 2.600 UPF/PR por sucessor;
Recursos oriundos de aposentadorias ou salários não recebidos em vida terão isenção até 500 UPF/PR;
Transmissões de imóveis rurais pequenos (até 25 hectares) utilizados para sustento familiar terão limite de 7.500 UPF/PR.

O projeto de lei também sugere isentar do pagamento de impostos as transferências de bens por herança, desde que o valor por herdeiro ou sucessor não ultrapasse 500 UPF/PR. A proposta também inclui isenções para doações de bens móveis ou direitos, desde que o valor total, por pessoa que recebe a doação e dentro de um mesmo ano, também não ultrapasse esse limite. Atualmente, a Unidade Padrão Fiscal do Estado do Paraná (UPF/PR) é de R$138,95.

Doações no exterior

O ITCMD será devido ao Paraná quando:

o doador ou falecido residir no exterior e o bem estiver localizado no estado;
imóveis no exterior sejam transmitidos para sucessores domiciliados no Paraná;
bens móveis, títulos ou créditos sejam transferidos para beneficiários no Paraná, mesmo que localizados fora do estado.

“Caso aprovado, o projeto será implementado em 1º de maio de 2025, com exceções retroativas a dezembro de 2023 para transmissões específicas, como previsto na Reforma Tributária”, diz a também advogada da Mazutti Ribas Stern Sociedade de Advogados, Leslye Ferreira.

O especialista completa: “Essas alterações podem ter um impacto direto no planejamento tributário de famílias e empresas, motivo pelo qual recomendamos atenção aos novos limites e alíquotas para evitar surpresas no momento de transmissão de bens”, finaliza.

Galeria de Imagens:

Leia também

Telerregulação deve acelerar espera por consultas reumatológicas
Publicidade

Mais Lidas

Dentista do Paraná é preso suspeito de cometer estupro em consultório e chácara

Voltado a servidores, 2º Seminário sobre TEA de Castro acontece nesta sexta-feira (22)

Telerregulação deve acelerar espera por consultas reumatológicas

Programa fortalece pequenas empresas lideradas por mulheres em Ponta Grossa

Carreta do Programa “Agora Tem Especialidades” do Ministério da Saúde atende mulheres até 8 de março em Telêmaco Borba

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia